• Postado por Tiago

Peixe capturado em Itajaí tem a mesma quantidade de ômega 3 e custa bem menos

Para a nutricionista Márcia Reis Felipe, coordenadora do curso de Nutrição da Univali, de Itajaí, o preço do pescado faz o povão fugir do seu consumo. “No Brasil, alguns preços são proibitivos, mas temos boas alternativas, inclusive aqui em Itajaí”, diz. A alternativa a que ela se refere é o charutinho, a sardinha do pobre. “A sardinha tem tanto ômega 3 quanto o salmão. Daí, não precisa comprar peixe importado para ter uma alimentação saudável”, afirma. Hoje, o charutinho é vendido a R$ 1 o quilo pelo caminhão do peixe da prefeitura de Itajaí. O salmão chega a custar mais de R$ 20.

Márcia explica que as vantagens do consumo de pescados estão, principalmente, relacionadas à saúde. “O peixe tem um excelente nível de proteína e tem a vantagem de ter gorduras mais saudáveis que a carne bovina e a de frango”, diz. “O peixe tem ácidos graxos, entre eles o ômega 3, que são protetores naturais do organismo e agem, principalmente, na prevenção de doenças cardiovasculares”, completa.

A nutricionista chama a atenção para a compra do peixe. Ela sugere que o pescado seja comprado fresco, mesmo informando que a qualidade nutricional da carne não se perde quando ela tempo pouco de congelamento.

A primeira dica de Márcia é atentar para o cheiro. Depois é checar a textura. “Se colocar o dedo e não afundar, é um bom sinal”, ensina. Ela diz ainda que o ideal é limpar o peixe antes de colocá-lo para congelar.

Ela também sugere que o pescado seja consumido grelhado ou assado de forno. “Evite frituras. Elas acabam produzindo gorduras saturadas que entopem as veias”, alerta.

Sardinha ao forno com legumes

Ingredientes: 10 sardinhas em filé, cinco flores de brócolis, cinco flores de couve flor, duas cenouras picadinhas; meia cebola em rodelas; dois dentes de alho socados ; suco de um limão; pimenta-do-reino e sal à gosto; uma pitada de louro em pó; uma colher (sopa) de azeite.

Modo de Preparo: Tempere o filé com alho, limão, pimenta, sal e louro. Deixe curtir por 30 minutos. Enquanto isso, cozinhe os legumes no vapor até. Pincele o azeite em uma assadeira anti-aderente. Coloque na assadeira todos os legumes e, sobre eles, os filés de sardinha. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar.

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