• Postado por Tiago

Na prainha de São Miguel, o deslizamento chegou perto das casas

No Sertão do Burso, árvores despencaram junto com o barro

A previsão dos meteorologistas da Epagri diz que a chuva deve continuar caindo no litoral da Santa & Bela, pelo menos até amanhã. Com os aguaceiros que já despencaram na sexta-feira e durante todo o fim de semana, o risco de alagamentos e deslizamentos de terra aumenta e duas cidades da região ? Penha e Itapema ? já entraram em estado de alerta.

Da última sexta-feira até o começo da manhã de ontem, choveu 100mm na região. A previsão para hoje e amanhã é que continue chovendo entre 30mm e 60mm. A culpa, como sempre, são das frentes frias que encontram a umidade que vem do mar e dos vales e formam as nuvens sinistras que acabam se desmanchando em forma de pancadas de chuva.

A meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, diz que o que mais preocupa nesse momento é a possibilidade de deslizamentos de terra. ?Na terça-feira vai chegar uma nova frente fria ao litoral. Como a terra já está bastante úmida, por causa das chuvas dos últimos dias, podem ocorrer deslizamentos nas encostas devido ao peso que a água acrescenta à terra.?, diz a sabichona.

Num boletim de previsão de tempo, os meteorologistas da Epagri afirmaram que, com a quantidade de chuva prevista, há o risco de alagamentos e de os rios chegarem muito perto de invadirem as casas mais uma vez. ?Mantém-se o risco de deslizamentos em áreas de encostas e pequenos pontos de alagamentos, além do nível dos rios ficarem altos, podendo ultrapassar a cota de alerta?, diz o documento.

  •  

Deixe uma Resposta