• Postado por Tiago

?O dia em que o rádio foi maior que o fogo? e ?Perseguições de uma outra guerra? têm a assinatura da família Bocchino

abre-p1-crédito-divulgação

O cineclube da fundação Cultural de Balneário promove hoje, às 19h30, uma sessão dupla com documentários realizados pela produtora Pangéia, de Beto e Lallo Bocchino. ?Perseguições de uma outra guerra? mostra, através de depoimentos coletados em várias cidades catarinenses, o quanto era difícil ser descendente de alemão, italiano ou japonês durante a 2ª Guerra, nos anos 40. ?O dia que o rádio foi maior que o fogo? conta o desastre que rolou na Itajaí dos anos 60, quando um navio petroleiro foi pelos ares nos Cordeiros.

O mote do filme sobre a explosão do Petrobras Norte é o papel do rádio, o principal meio de comunicação naquela época. O povão foi alertado a deixar suas casas, mas os radialistas acabaram sendo acusados de sensacionalismo. ?Perseguições de uma outra guerra? ganhou, este ano, os prêmios de melhor filme, direção e roteiro (voto popular) na 86ª Mostra de Vídeos Independentes de Porto Alegre e melhor roteiro no Catarina Festival de Documentários.

As sessões do cineclube acontecem sempre na última quarta-feira do mês e dão ao público a oportunidade de conversar com os realizadores. O cineclube fica dentro do Arquivo Histórico, na 3ª avenida, esquina com a rua 2500, no centro. É na faixa, mas precisa reservar lugar pelo telefone 3264-5706.

  •  

Deixe uma Resposta