• Postado por Tiago

O Cineclube FCBC é um projeto da Fundação Cultural de Balneário Camboriú que tem o objetivo de formar público que aprecie a arte cinematográfica, através da exibição e debates de filmes e documentários de cunho cultural, histórico e educativo.  As sessões do Cineclube FCBC rolam sempre na última quarta-feira do mês.

Em julho inicia a programação do segundo semestre de 2009, com a exibição do documentário “Jango”, do diretor Silvio Tendler, produzido em 1984, que integra o acervo do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

O documentário descreve e explica a política brasileira da década de 1960, desde a candidatura de Jânio Quadros, passando pelo golpe militar, as manifestações da UNE e os exílios.  Retrata a vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart.  Sua ascensão e queda, até à morte no exílio, uma reconstituição a partir de material de arquivo e entrevistas com ministro Afonso Arinos de Melo Franco, Raul Ryff, general Antonio Carlos Muricy, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto, entre outros.  O roteiro foi escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, a trilha-sonora é de Milton Nascimento e Wagner Tiso, a montagem de Francisco Sérgio Moreira e os produtores associados são Denise Goulart (filha do ex-presidente) e Hélio Paulo Ferraz.  O documentário tem 115 minutos e é narrado por José Wilker.

A exibição será no dia 29 de julho, às 19h30, no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, localizado na 3ª avenida, esquina com a rua 2500, no centro.  A entrada é gratuita.  As vagas são limitadas, sendo necessário a reserva de lugares, que pode ser feita no local, pelo e-mail arquivo@camboriu.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3264-5706.

  •  

Deixe uma Resposta