• Postado por Tiago

INTERNA-CANTO-PAG-22---Windsurf---Bebeko-Maia---foto-divulgação

Bebeko vai como favorito na júnior

As águas da Maravilha do Atlântico estarão repletas de velejadores no findi, sábado e domingo, pra quinta e penúltima etapa do circuito Catarinense de Windsurf. Promovida pela associação de Balneário Camboriú de Windsurf (ABCWind), a etapa é considerada a mais atraente do campeonato e terá cerca de 60 velejadores de toda Santa & Bela, além de gaúchos e paranaenses.

Principal categoria em disputa, a fórmula windsurf será a grande atração. Imbatível dentro do estado, o manezinho Alexandre Neves, que adotou Balneário Camboriú como lar, vai em busca de seu nono título consecutivo estadual. Como a modalidade existe há nove anos, dá pra dizer que Neves, como é conhecido, é ?o cara? do windsurf catarinense. ?É até chato falar isso?, brinca ele.

Na mesma regata da fórmula windsurf também será disputada a fórmula experience – as duas são consideradas as principais modalidades do esporte. A outra categoria será a slalom, onde os velejadores utilizam pranchas menores e velejam somente a favor do vento.

Além de Neves, que em julho, na Espanha, conquistou o título mundial da categoria master, outra grande presença confirmada é o jovem Bebeko Maia, campeão mundial júnior, treinado justamente por Neves. Em Balneário, os dois vão defender a liderança do ranking estadual de suas categorias.

Vento amigo

Este será o quinto ano da etapa em Balneário Camboriú e a organização espera que o vento ajude na elaboração do trajeto, fator que vai influenciar na montagem do percurso. A única coisa certa é que a etapa será contra e a favor do vento, com largada e chegada na arena que será montada na barra Sul, próximo ao molhe. Como Balneário não oferece ondas propícias pro windsurf sobre ondas, os velejadores precisam se preparar pra velejar como se fossem barcos numa regata de vela.

O esporte ainda é amador no Brasil e a premiação da etapa será apenas com troféus, já que a briga pra arranjar patrocínio é grande. No domingo, às 10h, rola a categoria kids, pra crianças entre 7 e 14 anos.

  •  

Deixe uma Resposta