• Postado por Tiago

Irmãos Coelho – Meio Século

Claudio-bersi--DSC05131 Claudio-bersi-DSC05134

Era 15 de novembro de 1959. Feriado e Domingo. Setenta anos da Proclamação da República. Assim mesmo estava marcada a inauguração da Empresa Irmãos Coelho Ltda. Num espaço de apenas 45 metros quadrados e com um capital inicial de sessenta mil cruzeiros, sob a forma de Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, os irmãos Afonso, Francisco e Manoel deram início às atividades com a proposta de concorrer diretamente com o comércio de Blumenau que absorvia quase que a totalidade do movimento da região. A empresa estabeleceu-se no centro de Itajaí, à Rua Hercílio Luz, principal área comercial da cidade. Especializada no ramo de confecções e calçados, tecidos e um completo sortimento de aviamentos, logo foi conquistando uma vasta clientela. Em pouco tempo veio necessidade de ampliação e a Loja Irmãos Coelho, já em prédio próprio mudou para o lado oposto da mesma rua fazendo outra frente com acesso pela Rua Dr. José Bonifácio Malburg.

Os irmãos Coelho, naturais de Navegantes, passaram a ser uma referência no comércio de Itajaí. Quando começaram, em 1959, fazia um ano que os distritos de Penha, Ilhota e Luís Alves, haviam se emancipado, deixando de pertencer geograficamente a Itajaí. Na forma jurídica e comercial pouca coisa foi alterada. No ano seguinte, a 15 de junho, 1º Centenário da Cidade e sete meses da loja Irmãos Coelho. Três anos depois, a 26 de agosto de 1962, Navegantes também se desmembrou de Itajaí, mas a ligação com a terra de Lauro Müller continuou ainda mais acentuada.

Neste ano de 2009, a Empresa Irmãos Coelho comemora 50 anos e no ano que vem a 15 de junho Itajaí estará festejando o sesquicentenário de sua emancipação política. Também no ano que vem, o dia 21 de abril marcará 50 anos da inauguração de Brasília.

Está provado que há meio século o Brasil vivia intensamente a fase dos anos dourados. Também ainda se comemorava a primeira conquista da Copa do Mundo. Foi na Suécia, quando a Seleção canarinho venceu os ?donos da Casa? por 5×2. Era 29 de junho de 1958. Surgia o mito Pelé ? o Rei do Futebol.

E assim, em meio a tantos acontecimentos importantes no final daquela década – até meu casamento com a Lúcia a 26 de setembro de 1959 – surgia a Loja Irmãos Coelho, que hoje continua líder no ramo, alimentando o tradicional fichário, embora também informatizada, com atendimento pessoal de forma direta e amigável no mesmo estilo de quando começou. A eficiente equipe de trabalho, as modernas instalações, as alterações naturais, tudo soma para o bom andamento dos negócios. Todos estão de parabéns, especialmente os dirigentes membros da família Coelho com destaque para o Zé, o Tico, o Fábio, o Maneca, e, sobretudo a clientela fiel da região que se estende, especialmente, aos onze municípios da AMFRI. Orgulho-me em dizer que sou um dos clientes da Loja Irmãos Coelho há 50 anos. Convém ainda ressaltar que todos os objetivos foram alcançados.

claudiobersi@superig.com.br

  •  

Deixe uma Resposta