• Postado por Tiago

Glorinha faz 80 anos

Vizinha de Dona Beata, que partiu às vésperas de 100 anos, Glorinha é outra referência na praia Grande. Uma das pessoas mais idosas do lugar, ela completa 80 anos neste dia 10 de setembro. Cercada por numerosa família e muitos parentes, o que não lhe falta é atenção. Até o prefeito de Penha, pelo lado materno, é seu parente. Ela nasceu Maria da Glória de Souza, filha de Amélia Gonzaga e Braz Amâncio de Souza, tradicionais moradores do Cascalho, em Armação de Itapocorói. Ali ela cresceu, usufruindo belos momentos na calma tranquila daquele recanto pitoresco, bem aonde o Dotô Darmo escolheu para passar suas temporadas e finais de semana. (A beleza da maré baixa na Coroa é extasiante).

Aos 23 anos, no dia 29 de março de 1952, Glorinha casou com João José Domiciano, o popular João Demiço, com quem teve oito filhos: Valdir, Eni, João Hélio, Osnildo, Maria Lúcia, Aparecida, Adenilde e Adeli. Hoje conta 18 netos e 10 bisnetos.

Em 1971, o casal mudou-se com os filhos para a região de Santos, SP, e passou a morar no município de Guarujá, uns tempos em Vicente de Carvalho e também no Jardim Primavera, lá permanecendo até 1980. João era pescador embarcado e ela cozinheira de restaurante na praia de Perequê.

Depois de longa enfermidade, João Demiço despediu-se de tudo e de todos. Há pouco mais de cinco anos Glorinha ficou viúva. Há quase 30 anos voltou a morar na praia Grande e lá está curtindo as lembranças dos velhos tempos. Sua modesta casa é toda ornamentada de flores, o que dá um toque romântico ao ambiente em que vive. Mostrou fotos de sua juventude, reconhecendo que mudou ao longo dos anos. É a lei natural da vida. Mas ainda é muito segura e determinada. Lembrou dos tempos de escola quando só se cursava até o terceiro ano primário. Gosta de leitura e acompanha atentamente os acontecimentos em geral.

Embora com 80 anos, ninguém a trata com senhoria. Para todos, ela é simplesmente a Glorinha. Nossos parabéns!

  •  

Deixe uma Resposta