• Postado por Tiago

Eu e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Penha, Felipe Schmidt combinamos fazer uma visita de cortesia ao médico plantonista do P.A. local, Dr Farah. Ao chegarmos, logo observamos que mesmo num sábado à tarde não há trégua no atendimento médico em qualquer setor de saúde. Dr Farah, muito solícito, nos recebeu com amabilidade e a cada intervalo narrava um ponto interessante de sua curiosa trajetória de vida. Ele é natural de Porto União, descendente de libaneses que chegaram à região do norte catarinense no início do século XX, bem aonde o Rio Iguaçu é divisa com o Estado do Paraná. Seu nome completo: Fauzi Farah. Filho de Nazareth e Miguel Farah, ele é um dos cinco irmãos médicos da família. Veja só, cinco irmãos – todos médicos! Doutores: Lutfalla, Jabor, Salime, Miguel e Fauzi Farah.

É casado com Dona Maria Nanci Bento Farah com quem tem dois filhos e três filhas, que residem em Curitiba: Léa Regina, Fauzi Jr, Raquel, Nazareth e João. Todos formados em outras áreas acadêmicas.

Com a esposa Dona Maria Nanci – administradora hospitalar – foram por muito tempo proprietários do Hospital e Maternidade Nazareth Farah, em Porto União. (O lugar ganhou este nome – no começo Porto da União – por ser uma parte rasa do Rio Iguaçu e dava passagem franca para as tropas que vinham dos campos de Palmas, hoje linha de divisa com o município vizinho paranaense União da Vitória. O município catarinense Porto União foi emancipado em 05 de setembro de 1917. Ali em 1912 teve início os conflitos do Constestado).

Mas o nosso visitado Dr Farah, hoje aos 79 anos (juventude prolongada), reside em Balneário Camboriú onde presta serviços de atendimento médico também para uma outra empresa. Ele deixou suas atividades na terra natal em 2002. Mas, por solicitação do diretor do P.A. , farmacêutico Jonas Furtado, com atenção do Secretário de Saúde Clovis Bergamaschi e, especialmente do Prefeito Evandro Eredes dos Navegantes, Dr. Farah atende na Penha como plantonista aos sábados, domingos e feriados.

Reconhecido com a comenda do Mérito Médico pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, Dr Fauzi Farah conta 54 anos de serviços prestados em benefício da saúde.

Nossa visita o deixou sensibilizado. E para nós foi muito gratificante.

Concluímos que realmente ele trabalha por vocação e gosta muito do que faz.

claudiobersi@superig.com.br

  •  

Deixe uma Resposta