• 08 jun 2009
  • Postado por Tiago

“Queremos ver a CPI da Petrobras instalada”

Líder tucano, Arthur Virgílio (AM), ao explicar a razão para negociar com o governo

Mangabeira vai trocar PRB pelo PMDB

O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) negocia sua desfiliação do PRB pra ingressar no PMDB, mas sem perder o cargo para o qual foi convidado por indicação do vice-presidente José Alencar, principal liderança do PRB. Esse será o tema da conversa marcada por Mangabeira com o presidente Lula, na quarta-feira (10). A cúpula do PMDB, que foi procurada pelo ministro, não se opõe à transferência.

Latifúndio

Se o ministro Mangabeira Unger ingressar no PMDB, como pretende, o partido acumulará seis ministérios no governo Lula.

Tô fora…

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se recusou a assinar a proposta de terceiro mandado para o presidente Lula. Ele acha a tese uma loucura.

… eu também

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), também não assinou o requerimento do projeto do 3º mandato.

Efeméride

No dia 8 de junho, há 31 anos, o então presidente, general Ernesto Geisel, suspendia a censura prévia à imprensa.

CNJ deve investigar decisões dos TREs

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem recebido denúncias sobre decisões de Tribunais Regionais Federais de todo o País que conflitam com as do Tribunal Superior Eleitoral. No Ceará, por exemplo, o prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, conseguiu ficar no cargo porque o TRE-CE acatou um recurso intempestivo (fora do prazo). Como o atraso foi de 14 minutos, foi considerado insignificante. A decisão é inconstitucional.

De olho

Casos de decisões de TREs que beneficiam forças políticas locais são o foco das denúncias no Conselho Nacional de Justiça.

Oportunismo

O PMDB se afasta cada vez mais da hipótese de indicar o vice de Dilma Rousseff, em 2010. A tendência é ficar em cima do muro e aderir depois.

Portas fechadas

No DF, quase todos os partidos fecharam as portas para o ex-governador Joaquim Roriz. Resta-lhe, talvez, o PTB do senador Gim Argello.

Vai dar rolo

A enroladíssima empresa de limpeza e vigilância Conservo, que até foi declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União em 2008, teve seu contrato renovado com a Advocacia-Geral da União.

Soberba punida

Senadores do PT tentam convencer o presidente Lula a enquadrar o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, que é acusado de arrogância, soberba, no trato com os parlamentares. Ele não terá vida fácil na CPI.

Já ganhou

Para o senador Efraim Morais (DEM-PB), só uma vaga para o Senado estará em disputa na Paraíba, em 2010. Ele acha que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) já está eleito. E terá votação histórica.

Inimigos cordiais

Esses encontros entre os governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) só vão ficar interessantes quando um disser ao outro, cara a cara, o que cada um diz do outro por aí. Sairiam no braço.

Ministro retirante

Momento descontraído na 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça: o ministro Castro Meira declarou-se surpreso com a declaração do também ministro Herman Benjamin de que já fora transportado em caminhão pau-de-arara, assim como Lula. Benjamin é de Catolé do Rocha (PB).

Sem espaço

Presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE) tem sido aconselhado a disputar mandato de deputado federal, caso o senador Jarbas Vasconcelos amarele e não enfrente o governador Eduardo Campos.

Deputado Arthur

O líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), que na eleição para governador do Amazonas teve apenas 3% dos votos, também teria uma reeleição difícil, por isso deve tentar voltar a Brasília como deputado.

Ponte ‘verde’

A consultora da União Hélia Betero, da AGU resolveu o antigo problema da ponte sobre o Rio Negro, no Amazonas. O conflito envolvia a Marinha, o Estado do Amazonas, a Funai, o Iphan, o Ibama e o MPF. As partes firmaram um acordo e a obra será adaptada às exigências ambientais.

Perguntar não reelege

Se o PT, o PMDB, o Supremo, o presidente Lula e a oposição não querem o 3º mandato, por que 176 deputados assinaram a proposta na Câmara?

PODER SEM PUDOR

Questão de estilo

Uma jornalista de agência de notícias portuguesa ficou com má impressão de Lula, durante a campanha presidencial. O candidato a recebeu exalando odores próprios de um pai-de-santo, incluindo “bafo” e cheiro de charuto, e respondeu assim, ao ser perguntado sobre as relações com Portugal:

– Vai ser p… de manhã, p… de tarde e p… de noite!

Ela entendeu que Lula quis dizer “injeção”, em português luso. Mas era palavrão mesmo. José Dirceu tentou amenizar com tapinhas nas costas:

– Ele não disse nada…

  •  

Deixe uma Resposta