• 22 jan 2010
  • Postado por Tiago

fernando@diarinho.com.br / http://fernandoalecio.wordpress.com/

(47) 9124-1992
“A tragédia que fez o Haiti desabar é mais um golpe sobre um povo com o qual toda a América Latina tem uma dívida histórica”, Antonio Lassance, cientista político, pesquisador do IPEA, professor do centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e assessor da Presidência da República

Fernando Alécio

DIARREIA

Na semana passada, a prefeitura de Itajaí divulgou que a secretaria de Saúde identificou surto de diarreia entre crianças de três centros de educação infantil. Segundo uma professora ouvida pela coluna, a causa ou uma das causas seria o fato de a água que estaria sendo servida para as crianças e professores não ser água mineral, mas sim água da torneira. A alimentação das crianças também seria feita com água da torneira.

AUDIÊNCIA

Na quarta-feira, a prefeita em exercício, Dalva Rhenius (DEM), foi atendida em audiência pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Pediu grana para a construção do centro Integrado de Atendimento no bairro São Vicente, orçado em R$ 8,5 milhões, segundo a prefeitura de Itajaí. Resta saber se o governador levou a sério a reivindicação, uma vez que se dependesse dele já teria largado o osso. Ele viaja hoje para a Europa.

TRATAMENTO

O vice-governador Leonel Pavan (PSDB) não gostou dos questionamentos acerca de seu tratamento de saúde. “Alguns levantando dúvidas sobre minha licença médica. Só uma coisa: rogo que nunca aconteça com eles e suas famílias”, postou o tucano no twitter. “Questiono qual a diferença? Se viajasse oficialmente, não assumiria o governo do estado agora; em licença médica também não. Críticas vazias!”, protestou.

ENTREVISTA

Declarações do governador Luiz Henrique da Silveira feitas na entrevista exclusiva concedida ao editor de política do DIARINHO, William De Lucca, na semana passada, repercutiram na imprensa estadual. Precisamente na coluna do jornalista Claudio Prisco, do jornal A Notícia. Na edição de quarta-feira, Prisco destacou frases da entrevista de Luiz Henrique sobre seu futuro político, a polialiança e as eleições de 2010.

“AMIGOS” 1

O blogueiro Bola Teixeira fez um pertinente comentário sobre as frases de Leonel Pavan Júnior, repercutidas aqui na coluna, nas quais o filho do vice-governador dispara recados para supostos “traidores” que se dizem amigos de seu pai. “Acha Júnior que todos que se dizem amigos de seu pai, são amigos. Quanta ingenuidade. Pavan atrai amigos porque está no poder. Quando não estiver no poder esses amigos se afastam”.

“AMIGOS” 2

Bola acrescentou: “Júnior não entende que político, jornalista, mafioso… atraem os pseudoamigos. Eles têm, na verdade, interesse. Aí colocam a carapuça de amigos”. E revelou que o vereador Dão Koedermann (PSDB) ligou pedindo para “não generalizar”, ao que Bola respondeu: “Cada um sabe quem é ou não é amigo, né Dão? Até porque o vereador sempre foi um fiel escudeiro do vice-governador Leonel Pavan, nas horas boas e ruins”.

PALHOÇA

O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), teve bens bloqueados por decisão da juíza Cintia Ranzi Arnt, na quarta-feira. Ronério é alvo de ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo promotor João Carlos Teixeira Joaquim. A esposa do prefeito também é ré na ação. São acusados de “lesão ao patrimônio público no uso de bem público em proveito particular, inclusive por intermédio de falsificação de lei municipal”.

PT X PSDB 1

Em nota oficial, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, rebateu as críticas feitas ao PAC pelo presidente do PSDB, senador Sergio Guerra. “O PSDB demonstra que está descontrolado para a legítima disputa de projetos que ocorrerá neste ano de 2010. O presidente Sergio Guerra, em entrevista à revista Veja, declarou que o PAC não se realizou. Açodado, deu a senha para que, a cada inauguração, possamos desmentir o discurso derrotista da oposição”.

PT X PSDB 2

Berzoini ressaltou que Lula “derrotou a herança tucana de descontrole fiscal e cambial que quebrou o Brasil no governo FHC”. “Guerra não soube dizer o que vai mudar na economia, talvez por reconhecer que o governo Lula traçou um novo caminho para a economia brasileira, aprovado no enfrentamento à crise mundial, na geração de milhões de empregos e na solução dos impasses das dívidas interna e externa no país”.

PT X PSDB 3

“Torcemos para que o PSDB se encontre e produza um programa de governo, para que possamos ter um debate de alto nível neste ano eleitoral. O PT e seus aliados temos o que mostrar e propor aos brasileiros. Esperamos que a oposição não se esconda, nem se acovarde de defender a herança de FHC, da privatização, desemprego e paralisia nacional”, finalizou o petista. Na terça, Dilma havia respondido a Guerra em um discurso em Minas Gerais.

PT X PSDB 4

A resposta tucana veio com a nota oficial do partido, assinada pelo próprio Sergio Guerra, intitulada “Dilma mente”, atacando diretamente a pré-candidata petista. “Dilma Rousseff mente. Mentiu no passado sobre seu currículo e mente hoje sobre seus adversários. Usa a mentira como método. Aposta na desinformação do povo e abusa da boa fé do cidadão”, acusa o tucano, que começou o conflito numa entrevista à revista Veja há duas semanas.

PT X PSDB 5

A nota do PSDB prossegue com os ataques à ministra da Casa Civil: “ [Dilma] Mente sobre o PAC, mente sobre sua função. Não é gerente de um programa de governo e, sim, de uma embalagem publicitária que amarra no mesmo pacote obras municipais, estaduais, federais e privadas. Mente ao somar todos os recursos investidos por todas essas instâncias e apresentá-los como se fossem resultado da ação do governo federal”.

PT X PSDB 6

Para embasar a ofensiva, os tucanos apresentam seus números sobre o PAC. “Além de mentir, Dilma Rousseff omite. Esconde que, em 32 meses, apenas 10% das obras listadas no PAC foram concluídas – a maioria tocada por estados e municípios. Cerca de 62% dessa lista fantasiosa do PAC – 7715 projetos – ainda não saíram do papel”. E recordam o episódio do apagão. “Dilma Rousseff se escondeu durante 21 horas após o apagão”.

  •  

Deixe uma Resposta