• Postado por Tiago

GERAL-9-ABRE---reitor-provesi-(2)

José Roberto Provesi deixa o cargo no dia 22 de maio

A corrida eleitoral que decidirá quem vai suceder o reitor José Roberto Provesi no comando da Univali começou oficialmente ontem. A comissão eleitoral formada pra conduzir a eleição publicou o edital que abriu o período de inscrições dos candidatos. O atual reitor não pode se candidatar novamente e deixa o cargo no dia 22 de maio.

O período de inscrições dos candidatos vai até o dia 8 de fevereiro, a próxima segunda-feira. Pra ser candidato a reitor, a pessoa tem que ser professor da Univali há pelo menos oito anos, ter o título de mestre, participar do regime de previdência complementar da universidade e ter nascido no Brasil. Brasileiros naturalizados tão fora da disputa.

A votação que escolherá o futuro mandachuva da maior universidade privada da Santa & Bela acontece no dia 11 de fevereiro, no auditório do curso de Direito. O resultado da votação será conhecido no mesmo dia.

Terão direito a voto todos os representantes do conselho de administração superior, conselho universitário e conselho curador da universidade. Segundo o procurador geral da Univali e presidente da comissão eleitoral, Vilson Sandrini Filho, os três conselhos são formados por representantes do professores, funcionários, alunos e comunidade. ?De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação, todos os conselhos têm que ter pelo menos 70% de professores. Para o conselho curador são nomeadas pessoas de fora, porque é um conselho mais voltado para a fiscalização?, explicou o dotô.

A eleição não prevê segundo turno. Ganha quem fizer mais votos. Só haverá uma segunda votação em duas hipóteses: se houver apenas um candidato e ele não conseguir mais de 50% dos votos válidos ou se dois candidatos empatarem em primeiro. ?No caso de empate, faz-se uma nova votação depois de 30 dias?, explica Sandrini.

O reitor José Roberto Provesi está fora da disputa porque já foi reeleito uma vez e o estatuto da universidade não prevê uma segunda reeleição. Se tudo correr bem, no dia 22 de maio o atual reitor passa cargo ao vencedor do pleito do dia 11 de fevereiro. O novo reitor terá mandato de quatro anos. Até ontem, nenhum candidato tinha se inscrito pra disputa.

  •  

Deixe uma Resposta