• Postado por Tiago

A prefa de Balneário começa a distribuir este final de semana os carnês do imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2010. A galera que mora em apartamento tirou a sorte grande e receberá o carnezinho em sua baia.

Já os donos de imóveis como casas, lojas e terrenos terão que retirar o carnê na escola Ivo Silveira, na avenida Santa Catarina, bairro dos Estados, do dia 4 de janeiro até o Carnaval. O povão poderá retirar os carnês de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, para que as pessoas que trabalham no horário comercial não sejam prejudicadas.

Após o Carnaval, os carnês deverão ser retirados na prefa. Ao todo, serão distribuídos 93 mil carnês, sendo 13 mil casas, 38 mil apês, quatro mil lojas, 25 mil garagens e cinco mil terrenos.

O contribuinte terá benefícios se pagar o imposto à vista – em parcela única. Até o dia 31, o desconto será de 10%. Se preferir pagar a conta até o dia 28 de fevereiro, o desconto baixa para 5%. Quem não puder pagar a conta de uma só vez, terá a chance de dividir o valor em até 12 parcelas. Se optar pelo parcelamento, a primeira parte será paga até o próximo dia 31 e as restantes vencerão todo dia 15 de cada mês.

Mais caro

Em 2010, o IPTU ganhou um reajuste de 4,17% sobre os valores de 2009, calculado com base no índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O aumento foi menor que o deste ano, quando chegou a 5,93% sobre o valor de 2008.

A expectativa da prefa é arrecadar R$ 66 milhões com o imposto. No ano passado, o município arrecadou cerca de R$ 58 milhões e 15% dos contribuintes não pagaram o imposto na city. Dos que quitaram a dívida, 49% pagaram todo imposto em parcela única, com 10% de desconto.

  •  

Deixe uma Resposta