• Postado por Tiago

Parece que as atividades portuárias estão voltando ao normal, apesar das obras nos cais peixeiros e perrengues com a dragagem meia-boca no leito do rio Itajaí-Açu. 

Seis navios atracaram hoje com cerca de 27 mil toneladas de cargas nos portos de Itajaí e Navegantes. As atracações ocorrem simultaneamente no berço quatro do porto público (operado pelo Teconvi -Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí]), Portonave – Terminais Portuários Navegantes S.A, Teporti – Terminal Portuário Itajaí S.A, terminais da Dow Química e Braskarne. Para a sexta-feira, 22, estão previstas mais quatro atracações em escala comercial e duas de navios da Marinha, no píer turístico.

O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, considera significativo o volume operado pelo Complexo, o que caracteriza a retomada gradativa da atividade portuária na região. “Além de estarmos operando com restrições, devido às obras de reconstrução do cais, enfrentamos uma crise global que atinge o setor de comércio exterior em todo o planeta. Diante da conjuntura atual, podemos dizer que a realidade verificada em nossa região é bastante satisfatória”, diz. 

Grantham informa que as operações mundiais de comércio exterior apresentaram recuos no primeiro trimestre deste ano de 11,3% em relação ao quarto trimestre do ano passado. “Se analisado especificamente o caso do Japão, as quedas foram de 16,6% nas importações e 28,2% nas exportações. Por outro lado, a projeção da Organização Mundial de Comércio (OMC) estabelece uma retração de 9% no comércio mundial em 2009. Realidade que comprova que o Complexo de Itajaí, mesmo com limitações, vem apresentando um bom desempenho”, acrescenta o diretor.

  •  

Deixe uma Resposta