• Postado por Tiago

g---pedagio-palhoca-foto-j-l-cibils-20jun09

Nova tarifa vai valer a partir de fevereiro

Os motoras da região que atravessam a BR-101 todos os dias terão que preparar o bolso pro aumento da tarifa do pedágio. A concessionária da via, a Autopista Litoral Sul, anunciou que vai rolar um reajuste de preços cobrados nas quatro praças da rodovia federal. A facada vai começar a valer em 22 de fevereiro.

A assessoria de imprensa da Autopista informa que ainda não tem valores definidos da nova cobrança, mas os preços deverão ter o mesmo reajuste que rolou na BR-116. Por lá, os carangos pagavam 2,70 pilas e, desde sádabo, tão pagando 20 centavos a mais, um aumento de 7,4%. Se a mesmo percentual for aplicado na BR-101, a tarifa dos carangos passa de R$ 1,10 pra R$ 1,18.

A galera da concessionária afirma que o aumento de preço das praças é previsto no contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2008. Pelo papéli, deverá rolar um reajuste anual toda vez que a primeira praça fizer aniversário.

Como na BR-101 o primeiro guichê de cobrança foi inaugurado em 22 de fevereiro, em Garuva, os precinhos só deverão subir por aqui naquela data, e em todas as quatro praças. Os guichês ficam em Porto Belo, Palhoça, Araquari, do ladinho de Barra Velha, e Garuva, no comecinho da rodovia.

Pedra no sapato

O aumento da cobrança da tarifa do pedágio é questionado pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina. Nesta semana, o procurador da República em Caçador, Daniel Ricken instaurou um Inquérito Civil Público (ICP) onde dá 15 dias pra ANTT confirmar que a Autopista cumpre com o contrato e deixa a BR-116 lisinha como é de seu dever.

Ainda pedincha uma explicação sobre as contas feitas pros valores cobrados. Apesar da solicitação, o aumento deverá rolar do mesmo jeito.

  •  

Deixe uma Resposta