• Postado por Tiago

“Muito prazer: sou cidadão de uma República chamada Brasil”.  Este é o tema do 2º Concurso de Redação, para alunos do ensino médio das escolas da rede pública dos Estados e do Distrito Federal.  Promovido pelo Senado Federal, em comemoração aos 120 anos da Proclamação da República no Brasil, o evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), do MEC e das Secretarias de Estado da Educação do País.  Em Santa Catarina, os estudantes têm até 28 de setembro para efetuar sua inscrição na escola.  As 36 Gerências Regionais de Educação selecionarão o melhor texto da sua região e enviarão para a Secretaria de Estado da Educação até 15 de outubro.  A solenidade de premiação ocorrerá no dia 19 de outubro, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

Antes de pegar a caneta e sair escrevendo o que pensa, a galera vai dar uma olhada nas publicações do Senado que compõem o kit distribuído nas escolas e discutir com os colegas os assuntos abordados. As informações estão no saite www.sed.sc.gov.br.

O objetivo geral do concurso é estimular os estudantes dos dois últimos anos do ensino médio da rede pública, com idades entre 16 e 19 anos, à reflexão sobre a organização política do Estado Brasileiro, República desde 1889.  Também busca promover o debate sobre a responsabilidade de cada indivíduo no exercício da cidadania, em suas múltiplas formas, no cotidiano.

Premiação – O estudante classificado em primeiro lugar ganhará uma viagem à Brasília, com despesas pagas, acompanhado de um responsável, do diretor da escola e do secretário de Estado da Educação, onde participarão da cerimônia de comemoração ao Dia da Bandeira, 19 de novembro, às 12 horas, no Palácio do Congresso Nacional. Lá, o vencedor apresentará a sua redação e receberá um microcomputador, além de certificado.

A escola vencedora será contemplada com quatro microcomputadores para uso coletivo; um kit contendo publicações das Edições Técnicas do Senado Federal e um kit de publicação do MEC para acervo da biblioteca; documentários produzidos por veículos de comunicação do Senado; um CD do Hino Nacional; certificado.

Os alunos classificados em segundo e terceiros lugares também receberão um computador cada e certificado.  As escolas também serão premiadas com microcomputadores e material para o acervo bibliotecário.

  •  

Deixe uma Resposta