• Postado por Tiago

CAPA-ABRE---atendimento-a-gripe-no-sao-joao-(1)

Posto de atendimento do São João não funciona no fim de semana

A secretaria de saúde peixeira divulgou, na manhã de ontem, a confirmação de mais dois casos de gripe suína em Itajaí. Um homem e uma mulher foram contaminados pelos vírus H1N1, mas não precisaram ser internados. Eles ficaram isolados e agora passam bem.

Com mais esses dois casos confirmados, sobe de três pra cinco o número de peixeiros que contraíram a gripe porca: dois homens e duas mulheres em idade adulta e uma adolescente de 13 anos. ?Até agora, nós não tivemos nenhum morador de Itajaí com a gripe A que precisou de internamento na UTI?, garante a secretária da saúde, Dalva Rhenius.

Os casos suspeitos também aumentaram, conforme o boletim oficial divulgado pela secretaria de saúde peixeira. Na segunda-feira, dia três, eram 38 pessoas com suspeita da gripe porca. Ontem, o número passou pra 49. O aumento foi de 11 casos em três dias.

Pra discutir o aumento dos casos na cidade e repassar as informações da nova nota técnica emitida pela secretaria estadual da saúde, uma reunião rolou ontem a noite na prefa com todos os médicos da rede municipal e dos hospitais peixeiros. ?Nós estamos seguindo todas as orientações da secretaria da saúde estadual e tomando todos os cuidados pra inibir a gripe A. Pra isso, vamos chamar os profissionais da saúde aqui do município, quantas vezes forem preciso?, avisou Dalva.

A secretária aproveitou pra avisar ao povão que, durante o fim de semana, a central de atendimento da gripe porca, no bairro São João, não funciona. O povão que estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar a policlínica do bairro São Vicente ou o pronto socorro do hospital Marieta Konder Bornhausen. As crianças podem ser levadas ao hospital Pequeno Anjo.

Balneário Camboriú

Na cidade vizinha, também foi montado um centro de triagem. Desde quinta-feira o povão desconfiado pode dar um pulo na barraquinha instalada na frente do postinho da rua 1500 pra receber o atendimento médico e de enfermeiros entendidos no H1N1. Ainda não há números específicos das pessoas que passaram pelo centro, mas o movimento por lá é grande durante todo o dia.

Pelas contas do pessoal da vigilância epidemiológica da city, a Maravilha do Atlântico tem dois casos confirmados. Estas pessoas foram medicadas, já receberam alta do hospital e passam bem. Outras 17 pessoas são suspeitas de serem portadoras do vírus da gripe porca e mais 23 foram notificadas por apresentarem os sintomas considerados de risco. Estes pacientes tiveram material coletado e encaminhado pra análise de laboratório. Os laudos devem ser divulgados semana que vem pelo governo da Santa & Bela.

O registro mais grave de Balneário foi da morte de Douglas Eduardo Correia. O corretor de imóveis de Bombinhas foi internado no dia 31 de julho, no hospital Santa Inês, com pneumonia. Foi medicado, mas no início da semana não resistiu e morreu. Como estava com uma doença respiratória grave é considerado um caso suspeito. O material coletado no homem foi encaminhado pra análise, mas ainda não há divulgação do resultado.

Evolução da Gripe Suína na Santa & Bela

Mês

casos confirmados

casos suspeitos

casos descartados

mortes

Maio

2

0

0

0

Junho

49

22

13

0

Julho

64

351

162

0

Agosto

70

458

189

5

  •  

Deixe uma Resposta