• Postado por Tiago

O boletim Focus, publicação do Banco Central com previsões de mercado com base em afirmações de analistas, acertou esta semana quando informou que a taxa básica de juros, a Selic, se manterá em 8,75%. Ao final da tarde de quarta-feira, os sabichões e engravatados do comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acataram a sugestão e mantiveram os juros no mesmo patamar. A Selic se mantém em 8,75% desde 22 de julho.

A decisão do Copom é uma boa notícia pra quem pretende fazer financiamentos ou pegar qualquer forma de papagaio. É a Selic quem controla a taxa de juros no Brasil. Em janeiro deste ano, estava em 13,75% e, pra combater no país os efeitos da crise econômica internacional, os membros do Copom decidiram baixar a taxa. Com isso, mais dinheiro foi disponibilizado para investimentos no setor produtivo.

Em maio de 2003, assim que assumiu o governo pela primeira vez, Lula (PT) herdou uma política de altas taxas de juros, promovida por Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A Selic chegou a ser de 26,32% em maior daquele ano. A situação era boa para os banqueiros, mas detonava o empresariado do chamado setor produtivo.

  •  

Deixe uma Resposta