• Postado por Tiago

INTERNA_13_abre---crescem_foto-dona-mariquinha-(1)

Centro de referência tem um só aparelho de ultrassom

Pra leitora Jussara, o atendimento no Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem), que fica na rua Rubens de Almeira esquina com a avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, tá uma titica. Há dois meses que tá na fila esperando pra fazer dois exames. ?Há dois anos, quando fiz esses exames, só demorou 15 dias?, compara a leitora. O Crescem faz parte do sistema único de saúde (Sus) e pertence à prefeitura.

Jussara precisa fazer uma mamografia e, em seguida, um ultrassom da mama. Há suspeitas de que possa ter um tumor seios. Por isso, tá desesperada. Toda vez que a guria vai no Crescem lhe dão uma desculpa. Da última vez, os funcionários do centro médico lhe disseram que a demora tá rolando porque tem apenas um médico pra fazer os exames. ?Falam que não é todos os dias que ele tá lá e que, só agora, é que tão atendendo março e abril?, relata a paciente.

A peixeira não entende porque é preciso esperar tanto por exames tão sérios. ?Já faz algum tempo que vou no Crescem, porque não tenho outra alternativa?, lamenta.

Mau humor

Além do atraso para fazer os exames, Jussara também bufa com as funcionárias mal humoradas do Crescem. ?Elas nem olham para nós. Tem gente que sai de lá até chorando pelo atendimento e elas não estão nem aí. Eu acho que elas não sabem que somos nós que pagamos os salários?, cutuca a leitora.

O outro lado

Suzana Cordeiro, coordenadora do centro de referência, explicou que um exame depende do outro. A mamografia não é feita no Crescem. São clínicas prestadoras de serviços que fazem o exame para o Sus.

A chefona do Crescem informa que tem aproximadamente 500 pacientes na fila pela espera da mamografia. Suzana diz que, para agilizar o trampo, a secretaria de Saúde tá contratando mais prestadores de serviço. ?Mas tem licitação e tudo, então demora?, argumenta.

O ultrassom de mama, explica Suzana, é feito depois da mamografia. Esse exame é realizado no próprio Crescem. A coordenadora do centro diz que a unidade de saúde tem apenas uma máquina para fazer os vários tipos de ultrassons, incluindo o de mama. Por isso, acontece a demora de dois a três meses. ?Mas a gente não está deixando de fazer?, garante ela.

O ultrassom também é feito se a pessoa não tiver idade para se submeter à mamografia. Isso, somente no caso de mulheres com menos de 35 anos. A coordenadora do Crescem ainda esclareceu que se o caso da pessoa for muito grave, ela é atendida com prioridade.

A mamografia

A mamografia é um raio-x dos seios. Ela é feita para detectar possíveis tumores. Se aparecer um nódulo ou uma sombra no resultado da mamografia, o médico fica com a pulga atrás da orelha e pede um exame mais detalhado, que é o ultrassom da mama. Nas clínicas da região de Itajaí, a mamografia custa, em média, R$ 130. Se pagar direto pra clínica ou for por convênios particulares, pode marcar dum dia pro outro.

O ultrassom de mama

O ultrassom de mama é um exame que complementa a mamografia, já que é uma análise mais detalhada dos seios. Através dele o médico poderá saber se o tumor é benigno ou daqueles ruins, que dão em câncer. Ele custa R$ 100 nas clínicas da região. Pra quem paga particular ou por convênio que não seja o Sus, leva no máximo três dias pra marcar.

  •  

Deixe uma Resposta