• Postado por Tiago

Pelo boletim Focus, que é um relatório semanal feito pelos técnicos do banco Central com base nas avaliações das principais agências e analistas de mercado financeiro do país, 2010 vai ser um ano bom para a economia brasileira. Os sabichões reavaliaram suas estimativas e preveem um crescimento de 5,20% do Produto Interno Bruto (PIB). Até finalzinho do ano passado, acreditavam que o PIB cresceria 5,08% neste ano.

Aí, você deve estar se perguntando: e quéco? Para o economista Ricardo Castro Guedes, professor da Univali, essa previsão de aumento tem muito a ver com o cotidiano dos brasileiros, desde o empresário até o trabalhador. “Com o aumento do PIB a economia ganha como um todo. Quanto maior o PIB, maior a riqueza no país”, lembra.

Mas os efeitos do crescimento econômico não param por aí. Há uma tendência, diz o economista, de baixarem os preços das mercadorias. A lógica é simples: mais produção significa maior oferta de produtos no mercado e aí, pra poder desovar as mercadorias, os capitalistas baixam os preços.

Outra boa notícia para o trabalhador com o aumento do PIB, ressalta o professor, é a estabilidade dos empregos. Maior produção significa menos risco de pé na bunda dos trabalhadores.

Sobe um, desce o outro

A estimativa do aumento do PIB arrasta pra cima também a expectativa em relação à produção industrial que, neste ano, deve crescer 8%. Para se ter uma ideia, no ano passado a produção da indústria brasileira cresceu igual à cola de cavalo, pra baixo. Foi de -7,58%.

Se por um lado o PIB e a produção industrial crescem neste ano, a tendência é que o saldo positivo da balança comercial caia. A previsão dos sabichões é que o superávit comercial seja 11,3 bilhões de dólares. Na projeção da última semana do ano, achavam que seria de 11,6 bi.

Entenda o economês

O que é superávit da balança comercial – Balança comercial é a relação entre o que se vende (exporta) e o que se compra (importa) dos estrangeiros. Quando se exporta mais do que se importa, aí a balança comercial tem saldo positivo, tem o que se chama de superávit.

O que é o Produto Interno Bruto (PIB) – É a soma dos bens e serviços produzidos no país. Entram a produção industrial, a agrícola e a pesqueira, além do que rende no comércio e nos serviços, incluindo o sistema financeiro. Quanto maior o PIB, mais rico é o país.

O que é o banco Central (BC) – É uma instituição financeira ligada ao governo. É o BC quem bota ordem na bagunça do sistema financeiro do país. Além de regras de relacionamento entre bancos e clientes, o BC regula as taxas de juros e funciona como um banco dos bancos. Ou seja, pode emprestar dinheiro pros banqueiros não irem à bancarrota e levarem junto sua clientela. É ainda o banco Central quem manda fabricar mais dinheiro no país.

  •  

Deixe uma Resposta