• Postado por Tiago

Durante o mês de novembro de 2008, o estado de Santa Catarina sofreu com as enchentes decorrentes das fortes chuvas ocorridas durante todo o mês. Segundo dados da defesa civil, 1,5 milhões de pessoas foram afetadas, 63 municípios declaram estado de calamidade, 135 pessoas morreram e duas desapareceram. Nessa situação de emergência, a Cruz Vermelha do Brasil – Filial de Navegantes esteve presente, doando comida, água e realizando o projeto de Ajuda Humanitária. 

Durante os primeiros dias das inundações, a Cruz Vermelha de Navegantes encaminhou uma solicitação de ajuda técnica para o órgão central. Representantes nacional da CVB compareceram a Navegantes para realizar uma avaliação de toda a região afetada. No mês de dezembro, o Departamento Nacional de Desastres e Socorros retomou com o projeto de ajuda humanitária em parceria com a Cruz Vermelha alemã, espanhola e suíça.

O projeto atendeu um total de 2.300 famílias. Os beneficiados foram aqueles que perderam suas casas, casas interditadas pela defesa civil ou que perderam todos seus bens dentro de casa. Essas famílias receberam um kit de higiene pessoal, um kit de limpeza, um filtro de água, um fogão, um kit de cozinha e um kit de lençóis. 

No dia 31 de janeiro de 2009, foi realizada a primeira fase das entregas em Navegantes, nos bairros Porto das Balsas, Volta Grande e Porto Escalvados. 

De acordo com a presidente da CVB de Navegantes, Maria Assunta Tanssini, apesar das dificuldades encontradas durante os trabalhos, tudo ocorreu com êxito. “Com disposição, solidariedade e apoio por parte de todos os envolvidos, temos o sentimento de alegria e dever cumprido”, relatou.

  •  

Deixe uma Resposta