• Postado por Tiago

INTERNA-PEQUENA-MONTAGEM_abre-esquerda_7--rua-josé-bornhausen--Navega-(5)

Até caminhão de lixo atolou na rua José Bornhausen

O leitor Josué Maurício Padilha, 25 anos, tá cocudo com a lamaceira que virou a rua José Bornhausen, no São Domingos, em Navega. Ele diz que a prefa tinha colocado brita para evitar o lamaçal, mas a peãozada do departamento de Água e Esgoto (DAE) foi colocar encanamento na rua e retirou as pedrinhas. O resultado foi um verdadeiro desastre.

Em junho, a prefa tinha despejado brita na rua para evitar o lamaçal que infernizava a vida dos moradores. Semana passada, o problema voltou com a instalação dos canos do DAE. As pedrinhas foram retiradas e no local foi despejada apenas uma camada de areião. ?Encanaram e simplesmente tamparam com terra?, reclama o leitor.

Josué e a esposa têm uma facção de costura em casa e desde a semana passada não conseguem receber os tecidos para trabalhar. O carro do fornecedor não consegue entrar na rua. Há 15 dias, o pequeno empresário comprou um computador, mas o caminhão da Salfer também não chega em sua casa. Se caminhão não entra, imagina bicicleta. Pra sair de bike, Josué tem que carregar a ziquinha nas costas.

Josué trouxe ao DIARINHO fotos que tirou, com seu celular, de dois caminhões de lixo atolados na rua na terça-feira da semana passada.

A areia é pra assentar

Sandra Demétrio Santiago, coordenadora do DAE, conta que o departamento fez a ampliação da rede de água naquela região do São Domingos. A brita e a terra tiveram que ser retiradas para a colocação dos canos. Sandra explica que após colocar os canos é necessário tampar somente com areião. ?Colocaram esta areia para a tubulação ficar bem firme?, diz, explicando que os canos precisam se acomodar no solo antes de receberem a pavimentação com brita, terra ou calçamento. Caso a tubulação receba muita pressão antes de assentar, ela pode estourar. Sandra diz que o DAE tem uma pessoa responsável por voltar na rua e arrumá-la depois. Em média, a areia permanece no local 10 dias, mas em épocas de chuva o prazo pode se estender.

  •  

Deixe uma Resposta