• Postado por Tiago

INTERNA_abre_carga-navio-porto-de-Itajaí_divulgação-ronaldo-silva

Exportações pela falta de demanda externa, avaliam industriais

De cada 10 empresas que exportam no Brasil, pelo menos sete foram afetadas pela crise econômica internacional. O dado é da Confederação nacional da Indústria (CNI), que divulgou o resultado da pesquisa Sondagem Especial ? Comércio Exterior.

A conclusão é de que, mesmo o Brasil tendo conseguido se sair bem na crise, ela acabou afetando a indústria nacional cujos produtos são voltados ao mercado exterior. Nada menos que 84% das exportadoras indicam que a queda da demanda internacional foi a maior responsável pelo impacto da crise na indústria brazuca.

Apenas 7%dos representantes de empresas ouvidos pela CNI, acreditam que foi a escassez ou o encarecimento do crédito para as exportações que melaram a venda de produtos tupiniquins para os gringos. Dos engravatados que dizem que suas empresas foram afetadas pela crise, 6% informaram que o problema se deu por conta da desvalorização do real frente ao dólar.

O negócio foi tão feio para as empresas exportadoras brasileiras, que seus representantes afirmam que o mercado externo será menos importante neste ano em termos de faturamento bruto. Para 17% delas, a participação das exportações no faturamento da empresa cairá acentuadamente. Para 31% delas, haverá queda e, para 34%, estabilidade.

  •  

Deixe uma Resposta