• Postado por Tiago

O Departamento de Administração Prisional (DEAP) determinou na manhã de ontem a transferência imediata de 25 presos que estavam agitando o cadeião peixeiro. Os bandidos foram levados para o presídio de Criciúma.

A listagem com o nome dos presos que embarcaram rumo ao sul do estado foi colocada no lado de fora do cadeião. A seleção foi feita pelo Deap, que listou os bandidos mais perigosos do cadeião. A transferência é a primeira medida efetiva do departamento desde que o presídio foi interditado no dia 13 de novembro pela justa peixeira.

Depois da decisão a bandidagem resolveu bater o pé, pois não queriaaceitar a transferência dos mandachuvas do cadeião. O administrador interino do presídio, José Luís dos Santos de Araújo, o Carioca, conta que os bandidos resolveram ficar resmungando e batendo portas dentro das jaulas.

A situação foi contida a tempo, e os 300 presos revoltados, depois de muita conversa, aceitaram a transferência numa boa. Com a transferência, 590 presos se amontoam dentro das jaulas construídas para abrigar apenas 198 detentod.

O juiz corregedor do presídio, Carlos Roberto da Silva, determinou que no máximo 500 presos devem ficar no cadeião. Apesar da transferência de ontem, o administrador do presídio admite que é preciso mandar embora com urgência mais 90 presos. O Deap não fez qualquer estimativa de quando serão as novas transferências.

Relembre

Após interditar o presídio, no dia 13 de novembro, o juiz corregedor determinou que o Deap deveria arrumar um lugar para os presos que estavam superlotando o cadeião peixeiro. O Deap tentou recorrer, mas o Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o pedido. O presídio de Itajaí foi interditado pouco depois que foi frustrada uma tentativa de fuga. Os bandidos tinham cavado um túnel de cerca de seis metros, que ligava as galerias ao lado de fora do presídio. Se o túnel não fosse descoberto, poderia ter ocorrido uma fuga em massa no presídio. O buraco dava acesso a mais de 500 presos para deixarem as celas.

Detentos transferidos

Oseias Granella Pereira

Jailson Gomes da Silva

Jonatas Natival Costa

Orlandinho Teske

Leandro Tarcisio Luz

Ralf Jonatas Benta

Jocélio dos Santos

Claudinei Alves

Douglas Gabriel Tinelo Monteiro

Arlan Airton Gonçalves

Rudnei Augusto da Silva

João Ricardo Fidencio Tondorf

Djalma Gelazio da Silva

Welinton Fernando de Andrade

Vander Correia

Robson da Silva

Charles Santana

Josué Batista

Anderson Silveira

Fabiano Azevedo

Tiago Wurtz

Alexandre Luebke

Marciel Lourenço

Rodrigo Roberto do Vale

Willian Fernandes

  •  

Deixe uma Resposta