• Postado por Tiago

g20-20defesa20civil20alerta20-20deslizamento20foto20rubens20flores2031jul09A Defesa Civil da Santa & Bela tá em alerta desde hoje. A previsão do tempo indica que uma chuvarada de inundar meio mundo deve rolar por estas bandas durante o findi. Se a previsão se concretizar, não tão descartados deslizamentos parecidos com os registrados no final do ano passado.

?Os deslizamentos podem ocorrer por conta do solo fragilizado das chuvas de novembro de 2008. A vegetação ainda não cresceu o suficiente, o solo ainda está sensível e isso pode provocar novos problemas. Também podem ser registrados alagamentos?, alerta o diretor da Defesa Civil catarinense, major Márcio Luiz Alves.

De acordo com a central de meteorologia da Epagri/Ciram, há previsão de chuva até domingo. O volume deve oscilar entre 50 e 70mm, valor alto pra esta época do ano. ?Como tem chovido frequentemente, o solo está úmido e o mar estará agitado nos próximos dias. Poderá haver dificuldade para o escoamento da água da chuva para o mar?, explica a meteorologista Francine Gomes.

A recomendação é que, além de ficar abrigado em lugar seguro, seja evitado ir pro mar. ?O vento predominante de Leste, de moderado a forte, deverá ter variação de Sudeste a Nordeste, o que deixará o mar muito agitado, não estando descartada a possibilidade de ressacas?, acrescenta Francine. A previsão é de que amanhã as rajadas de vento cheguem a 80 quilômetros por hora no litoral a partir de Floripa, rumo ao norte do Estado.

Há esperanças de que a chuva dê uma folga a partir de segunda-feira. O acumulado da chuva deve ser maior no Litoral Norte e também no Meio Oeste e no planalto Norte do Estado.

  •  

Deixe uma Resposta