• Postado por Tiago

Um grupo de oito empresários e políticos chineses chega a Itajaí nesta terça-feira, 16.Entre os visitantes está o líder político do governo popular de Xinxiang, situada na província de Henan, na China. A comitiva será recebida pelo prefeito Jandir Bellini e depois dá um rolé pela city peixeira.

Os municípios de Xinxiang e Itajaí firmaram, no final do ano passado, durante uma primeira visita dos chineses, um acordo de cidades-irmãs. Uma das ações práticas neste sentido é o intercâmbio entre um estudante chinês que ficará em Itajaí durante um ano pra estudar português, enquanto um brasileiro vai pra Xinxiang com o objetivo de aprender a língua local.

A visita da delegação tem início oficial às 9 horas de terça-feira, com recepção no auditório da prefeitura, quando o prefeito Jandir Bellini recepcionará os visitantes. O presidente da Associação Empresarial (ACII), Marco Aurélio Seára Júnior, também fará uma saudação, dando início a conversações acerca do estreitamento das relações econômicas entre as duas cidades.

Ainda pela manhã, por volta das 10h30, a delegação será recebida na Superintendência do Porto de Itajaí, que está planejando um passeio de barco pela hidrovia do Rio Itajaí-Açu, a fim de que os chineses conheçam todos os terminais – já existentes e em implantação – do Complexo Portuário de Itajaí. 

A programação da tarde tem início às 14 horas, com a realização de um giro pelos principais points da cidade. A delegação deverá conhecer os molhes da Atalaia, cuja via de acesso homenageia a cidade chinesa (rua Xinxiang), as praias, o Morro da Cruz, a Igreja Matriz e o Museu Histórico, além do Museu Etnográfico, na Itaipava. Às 16h30, o grupo será recebido pelo vice-reitor da Univali, Mário César dos Santos, e pela coordenação de assuntos internacionais da Universidade, onde deve detalhar ações para o intercâmbio de estudantes, encerrando a visita oficial no município.

  •  

Deixe uma Resposta