• Postado por Tiago

G---NOSSA-SENHORA-DOS-NAVEGANTES-2

Feirinha que é virada num camelô tá chamando a atenção do público

Os festejos pra Nossa Senhora dos Navegantes, apesar de incômodos pra alguns comerciantes, são uma verdadeira festa pros religiosos, crianças e pra boa parte da população da city dengo-dengo. Tem atração pra todas as idades e gostos: desde parque de diversões pros pequerruchos e novenas pros mais devotos, à comilança pros esfomeados e feirinha ao ar livre pros consumistas. Isso sem falar da renca de shows que, faz questão de dizer o prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB), tem o objetivo de reunir toda a família.

João Rebello, secretário de Turismo, afirma que a festa já rola durante a tarde. A feirinha, que mais parece um camelô de tanta bugiganga que tem, começa a funcionar logo depois do almoço, assim como os quiosques de sorvetes e de lanches.

O comércio na área da festa acaba atraindo muita gente. Os boxes vão da avenida Santos Dumont até a pracinha perto da igreja. E enquanto as mamães podem bizolhar o camelódromo, a criançada se esbalda no parquinho montado na frente das entradas do ferribote, que tá ocupando a vaga dos taxistas. Tem roleta, pescaria, carrossel e uma espécie de barco viking, que durante a noite não para de funcionar.

A partir das 19h30, todos os dias durante a festa, a famosa novena pra Nossa Senhora reúne os papa-hóstias. ?Ainda durante a noite, é oferecido um jantar em forma buffet, com vários tipos de comida?, diz o bagrão do Turismo. Já teve noite da macarronada italiana, frutos do mar e carreteiro. Pra esta sexta-feira não há um cardápio definido.

O jantar rola do lado da igreja Matriz, na frente do salão paroquial, e custa sete pilas.
As atrações mais esperadas são os shows. Esta noite, a dupla Dani & Rafa sobe ao palco, às 21h30. A estrutura foi montada ao lado da pracinha, também em frente ao ferri.

O palco impede a passagem dos possantes que querem circular pela avenida João Sacavem. ?Mas quem é da cidade, que já espera pela festa o ano inteiro, entende a situação?, acredita Joab Bezerra Filho, secretário de Segurança e responsável pelo setor de trânsito.

Precisa de mais propaganda

A direção da câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da city, vê com bons olhos a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. ?Atrai bastante turistas, principalmente os religiosos. E eles não só visitam a festa, mas Navegantes como um todo?, avalia o presidente da CDL, Rogério Tomás Corrêa.

O problema, para o chefão da CDL, é a falta de divulgação do evento, que precisaria de um pouco mais de propaganda pra atrair mais gente. ?Acredito que divulgação nunca é demais?.
Sobre os reclamos dos comerciantes em relação aos camelôs, Rogério afirma que esta é um reivindicação antiga do povo e que a seu ver, isso poderia ser evitado se a feirinha fosse colocada no estacionamento da prefa dengo-dengo, como rolou em 2007. ?Já fui o coordenador da festa e sei que é complicado. Acho que a solução é levar para o estacionamento?, opina.

A festa dos Navegantes encerra neste domingão, com a esperada procissão da santinha nas águas do rio Itajaí-açu. Às 19h30 tem a missa de encerramento e às 21h30 show com a dupla Kaic & Kayan.

  •  

Deixe uma Resposta