• Postado por Tiago

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da Câmara dos Deputados, realizará na quinta-feira (14) uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 612/07, do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), que propõe a substituição dos sacos plásticos hoje distribuídos em supermercados e padarias por outros mais ecologicamente corretos.

O texto prevê que os estabelecimentos comerciais serão obrigados a substituir os plásticos comuns pelos oxi-degradáveis (OBPs). Segundo o deputado, a sacola OBP se degrada naturalmente, primeiro pela oxidação gerada por luz e calor e depois pela ação de micro-organismos. Seus resíduos finais não são tóxicos.

Flávio Bezerra afirma que a produção de plástico cresceu 20 vezes nos últimos 50 anos, e que quase todo esse material acaba inutilizado como lixo. 

“A sacola convencional pode demorar até 400 anos para se decompor, enquanto a biodegradável desaparece em 18 meses; assim, essa substituição é de suma importância, pois os plásticos convencionais contaminam os mares, os rios e os animais, provocando desequilíbrio ambiental e agravando as enchentes e o efeito estufa”, argumenta o deputado.

  •  

Deixe uma Resposta