• Postado por Tiago

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) retorna ao legislativo catarinense hoje e reassume a liderança do partido na assembleia Legislativa. O parlamentar ficou licenciado do cargo por 60 dias, desde setembro. Nesse período, a vaga foi ocupada pelo deputado suplente Círio Vandresen (PT).

Dresch volta à Leleia empenhado em aperfeiçoar e aprovar o projeto que regulamenta no Código Ambiental do Estado o pagamento por serviços ambientais. No período de licença, Dresch realizou roteiro de 34 seminários regionais debatendo a importância de projetos que remunerem o agricultor familiar pelas ações de preservação do meio ambiente. Também debateu as mudanças na legislação ambiental voltadas à pequena propriedade rural. “Mais de quatro mil pessoas participaram dos nossos seminários. Pudemos sentir a dimensão enorme que essa política terá, se for implementada”, disse.

Conforme o deputado, o projeto de lei apresentado pelo governador tem sintonia com o projeto 5.487/09, enviado pelo governo Lula ao Congresso Nacional, que também trata sobre o pagamento por serviços ambientais.

Porém, o deputado acredita que a proposta estadual tem mais buraco que queijo suíço. Não estão estabelecidos no texto do projeto os valores e prazos para implementação, nem tampouco a metodologia a ser empregada para estabelecer os critérios de pagamento por serviços ambientais. Tudo dependeria de nova regulamentação do estado. O projeto também não fixa prazo para que isso ocorra. “Vamos trabalhar para corrigir essas falhas. Queremos que o projeto seja efetivado e atenda aos anseios da agricultura familiar”, lasca.

  •  

Deixe uma Resposta