• Postado por Tiago

INTERNA-POLÍCIA-CINCO-ABRE-p---autoescola-Hapha-(2)

Haphá tinha irregularidades na emissão de carteiras de motorista

Duas autoescolas de Itajaí foram lacradas pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran) e tiveram as atividades proibidas na cidade. A Matias, que fica na rua Gil Stein Ferreira, em frente ao portão do Marcílio Dias, foi fechada de vez na semana passada. Ontem, a autoescola Hapha, da avenida Joca Brandão, recebeu a ordem de suspensão dos trabalhos. Nos dois casos, a ação foi motivada por irregularidades no processo de emissão de carteiras de habilitação (CNH).

O corregedor do Detran em Santa Catarina, Max Magno Vieira, veio pessoalmente canetear a suspensão da autoescola Hapha, que tinha sede bem em frente à delegacia regional. Depois de denúncias e até do registro de boletins de ocorrência por parte de clientes, o local recebeu o lacre.

Entre as tretas que rolaram por lá, estão a falsificação de documentos, inversão das fases de emissão de CNH, demora no processo de emissão, certificados irregulares e o uso inadequado do dinheiro que era destinado ao pagamento de taxas. O processo contra a Hapha já tava rolando há algum tempo e ontem foi decretada a proibição dos trabalhos.

Max explicou que a autoescola pode ser reaberta, caso o proprietário consiga a autorização pela justiça e faça o que a lei exige. ?O local estava muito desorganizado e além disso, os carros usados nas aulas não tinham como estar nas ruas por não oferecer segurança. Os pneus, por exemplo, estavam totalmente carecas,? garantiu o corregedor.

O caso da autoescola Matias é mais sério. A empresa teve a credencial junto ao Detran cancelada e foi fechada de vez. A treta rolou na semana passada, depois da investigação e da descoberta de fraude em documentos e pagamentos de taxas.

Com a história, quem acabou se dando mal foi a alunada. Max explica que os papélis dos clientes que estavam nas duas autoescolas foram recolhidos e levados até a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Itajaí, que fica na avenida Sete de Setembro. A orientação pra quem estava com a retirada de carteira em andamento nas duas empresas fechadas é se dirigir até a Ciretran pra pegar seus documentos.

Max disse que já existem outras denúncias na ficha da Hapha, e que o resultado da investigação sairá na próxima semana. Ele não quis adiantar nada, mas deu a dica: ?Vêm mais surpresas por aí?.

  •  

Deixe uma Resposta