• Postado por Tiago

Tela "Ile de Sant Catherine", de 1735, de Dawin, e o mapa do Brasil-Colônia (no detalhe): o "11 de agosto" surgiu da criação da capitania de SC

Tela "Ile de Sant Catherine", de 1735, de Dawin, e o mapa do Brasil-Colônia (no detalhe): o "11 de agosto" surgiu da criação da capitania de SC

A Capitania de Santa Catarina foi criada quando a Coroa Portuguesa, através da Provisão Régia de 11 de agosto de 1738, desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.

Desta forma, Santa Catarina ficou subordinada diretamente aos vice-reis do Brasil. Eram esses que concentravam em suas mãos a grande autoridade administrativa e judiciária aos quais se subordinavam os capitães-generais. Santa Catarina constituiu-se no posto avançado da soberania portuguesa na América do Sul.

As razões são principalmente de ordem política. Tendo-se em vista a recente fundação da Colônia de Sacramento e a consequente necessidade de dar-lhe cobertura estratégico-militar, foi implantado um sistema defensivo para o litoral, onde se incluía a Ilha de Santa Catarina e a barra do Rio Grande.

Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria

E o 25 de novembro ?

Há divergências quanto ao responsável pela denominação de nosso Estado. Alguns autores atribuem a Sebastião Caboto, que fizera a denominação em homenagem à esposa Catarina Medrano. Outros, como uma homenagem a Santa Catarina de Alexandria, reverenciada no dia 25 de novembro.

A Data Magna do Estado de Santa Catarina é, portanto, a que se refere a provisão régia de 1738. Por sua relevância, a data é usada para os atos de promoção de oficiais praças da Polícia Militar.

(Com informações do Portal do Governo do Estado – Ilustrações: Google Images Search)

  •  

Deixe uma Resposta