• Postado por Tiago

INTERNA_abre-direita_biodiesel_foto-valter-campanato------ABR

Postos já estão vendendo com nova mistura

Desde o 1º de janeiro os caminhoneiros de todo o Brasil estão abastecendo seus brutos com uma adição de 5% de biodiesel no óleo diesel vendido nas bombas dos postos de combustíveis. A meta para a chamada mistura B5 do programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, anunciada por Lula no passado, foi adiantada em três anos.

O Brasil é o país que mais investe na pesquisa e produção de biodiesel. Pelas contas dos sabichões do ministério da Agricultura, o consumo de biodiesel chegará a 2,4 bilhões neste ano. Já são 65 grandes usinas em funcionamento e ainda em 2010 outras oito deverão ser inauguradas.

A pressão dos usineiros, que se organizam na entidade chamada União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), é para que até 2015 algo em torno de 20% da composição do óleo diesel vendido nos postos seja de biocombustível.

Haja lata de azeite

O óleo de soja é a principal matéria-prima usada no biodiesel brasileiro. Mas o governo garante que não faltará azeite na mesa dos brazucas. Pelas expectativas dos técnicos do ministério da Agricultura, a safra de soja colhida este ano deverá atingir mais um recorde: 64 milhões de toneladas do grão.

Além da soja, o Brasil tem tecnologia pra produzir biodiesel com o óleo da mamona, do girassol, da canola, da palma, de um arbusto chamado pinhão manso e de um capim conhecido como crambe.

  •  

Deixe uma Resposta