• Postado por Tiago

Para cada tipo sanguíneo e personalidade existe um rango adequado

dese-dona-fausta-ganesh

Pitta

pitta Quem é caliente como a Madonna, é do tipo pitta. Eles se caracterizam pela pele sensível ao sol, propensa a manchas, e o cabelo castanho ou louro. Os olhos podem ser claros ou castanhos e têm um brilho intenso. Os dentes são amarelados e as mãos suadas. A fala é articulada e os passos determinados. O pitta tem uma fome e sede vorazes e uma digestão forte. Tem tendência à irritabilidade e possui um intelecto aguçado. O problema é que nem todos gostam de comentários ferinos. Sofre dos males da ira, e somatiza tudo no bucho.

Por causa do calor interno, não gosta da umidade do verão tropical e para equilibrar o organismo, deve ingerir tudo o que possa apaziguar este fogo. Ou seja, deve evitar bebidas estimulantes, cítricas, álcool e temperos picantes. Os doces tão liberados, assim como a adstringente maçã, que faz uma faxina geral.

Vata

vata

A pessoa do tipo vata, como a atriz Fernanda Torres, é esguia e cheia de vitalidade. A pele é fina, o cabelo é escuro, liso ou ondulado. O rosto é comprido e o nariz estreito, mas pode ser aquilino, como os descendentes de árabes. Os olhos e boca são pequenos e os dentes irregulares, assim como sua fome. Faz tudo com rapidez, inclusive falar, já que é leve e ágil e tende a agir por impulso.

Sua energia transbordante e ansiosa pode provocar insônia. O humor é de altos e baixos, mas a imaginação é poderosa, por isso, frequentemente, tem inclinação artística. É o típico friorento e para harmonizar o organismo, o tipo vata deve colocar calor e doçura na alimentação. Comidas picantes não fazem bem porque o vata tende a ser muito estressado. Comidas salgadas, como o bacalhau, e azedos, como os sucos cítricos, tão liberados.

Kapha

kapha2

As pessoas do tipo kapha tem as formas mais arredondadas, como os personagens de Botero. Tem a pele fria e esbranquiçada, o cabelo é ondulado, castanho e o rosto largo e arredondado. O pescoço é sólido e o nariz achatado. Os lábios são generosos e os dentes brancos. Os movimentos são lentos e procura conforto emocional na comida. Sofre dos males do apego.

É paciente, tranquilo e generoso, além de possessivo. Metódico, não gosta de mudanças e tem tendência à obesidade. Por isso deve se abster da doçura, que possui de sobra, e incluir algo mais picante e estimulante em sua pacata vida, como coquetéis alcoólicos e café preto.

Tipo B e AB

AB

Estes tão com a vida ganha, pois podem comer de um tudo, até derivados do leite. Mas até pra tipo B, os frutos do mar são meio indigestos, o que comprova a tese de que o camarão é um dos alimentos que mais dão alergia, além do amendoim. Também não são recomendáveis bebidas gaseificadas e alcoólicas.

O raríssimo tipo AB precisa de uma dieta equilibrada, com alimentos de todas as categorias, mas também tem suas restrições. São elas: alcaparra, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, cerveja e pimenta. Alimentos que estimulam a perda de peso são abacaxi, peixe e couve.

Tipo A

tipo-A

A galera que tem sangue A positivo ou negativo é considerada mais evoluída pela teoria dos gringos, pois se adaptou a uma dieta mais variada, com grãos, legumes e frutas, depois que o homem deixou de ser nômade com a invenção da agricultura. Mas será que o povo tá seguindo este instinto?

O que não cai bem no bucho do tipo A são as carnes vermelhas, frutos do mar e também os laticínios, não é à toa que tem tanta gente com intolerância à lactose! Os legumes que dão pum, como batata-doce e repolho, devem ser evitados, assim como bebidas ácidas, como refri e café.

Tipo O

tipo-O

De acordo com a teoria do tipo sanguíneo, quem tem o sangue O positivo ou negativo é essencialmente carnívoro, por isso a dieta deve ser rica em proteína. A explicação seria a grande quantidade de secreção gástrica que digeria até dinossauros nos tempos antigos. O que por um lado é bom, já que o churrasco tá liberado, por outro lado é ruim, pois comidas feitas com grãos podem fazer mal. Só se pegar um x-salada sem o pão. Ah, os laticínios também não são recomendados, então, adeus pizza quatro queijos! Nem carne defumada, como o bacon e o presunto, ou amendoim e castanha.

  •  

Deixe uma Resposta