• Postado por Tiago

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia. Para despertar nas pessoas a importância da preservação dos recursos naturais, a Secretaria de Agricultura, Apoio à Pesca Artesanal e Meio Ambiente irá realizar a Semana do Meio Ambiente 2009, de 1º a 7 de junho. Atividades como palestras educativas, distribuição de mudas de plantas e concursos ecológicos estão dentro da programação.   

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, João Paulo Gaya, as atividades começam no dia 1º (segunda-feira), às 8h, com visita às escolas da rede municipal de ensino, para um bate-papo sobre os trabalhos da Fuman – Fundação do Meio Ambiente de Navegantes, sobre como a criança pode ser um fiscal do meio ambiente e o porquê da importância de tal dia.

Já às 19h acontece a Solenidade de Abertura da Semana do Meio Ambiente, no auditório da prefa, com a palestra “A importância da preservação dos recursos costeiros”, conduzida pelo oceanógrafo Fernando Diehl, presidente da Aoceano – Associação Brasileira de Oceanografia. 

Na terça-feira (2), às 19h30, acontece a palestra “O Movimento Escoteiro e a preservação dos recursos naturais”, com o chefe do Grupo de Escoteiros do Mar de Navegantes, Plácido Marcondes, no auditório da prefeitura. Na quarta-feira, às19h30, rola outra palestra com o tema “Reciclagem de resíduos urbanos”, com o engenheiro agrônomo Paulo Celso Mafra, da FUMAN.  

Durante a semana também será realizado o concurso de esculturas e desenho (1ª a 4ª série), e fotografia e redação (5ª a 8ª série), com alunos da rede pública e particular de ensino. Haverá premiação para os três melhores trabalhos no dia 5, no Pavilhão de Eventos. Ainda serão realizados a passeata ecológica, na sexta-feira, e campeonato de surfe, no sábado e domingo. 

Diariamente o grupo de Escoteiros do Mar de Navegantes fará pedágio ecológico na praça central da cidade, em frente ao ferribote. Durante a semana deverão ser distribuídas mais de cinco mil mudas de espécies nativas e frutíferas.

  •  

Deixe uma Resposta