• Postado por Tiago

O Rancho de Amor à Ilha, hino oficial do município, é uma das composições mais executadas e conhecidas em Florianópolis.  Porém, poucos moradores da cidade, especialmente os mais jovens, sabem quem foi Cláudio Alvim Barbosa, o autor da canção.  Para popularizar a história do poeta, que ficou conhecido como Zininho, um vídeo sobre o artista será disponibilizado às escolas públicas da capital e bibliotecas do estado no segundo semestre deste ano.  O lançamento está previsto para agosto, na sede do Legislativo da Capital.

Baseado na obra ‘Zininho’, de Raul Caldas Filho, o documentário Um Manezinho de Apelido Zininho tem narração de Édio Nunes e entrevistas feitas pelo jornalista Caê Martins.  O roteiro leva a assinatura de Andréa Buzato e Cláudia Barbosa, que foi responsável pela pesquisa e produção do material.

Com uma hora de duração, o documentário da TV Câmara narra a vida do músico, arquivista e poeta, autor de mais de uma centena de composições, entre elas o Rancho de Amor à Ilha, que foi vencedora em um concurso municipal, em 1965, e se transformou no hino oficial de Florianópolis graças ao projeto de lei de autoria do então vereador Waldemar da Silva Filho, o Caruso.  Cláudio Alvim Barbosa também é autor da canção Joinville, Cidade das Flores, igualmente escolhida por meio de um concurso público e transformada em hino daquele município catarinense .

Cláudio Alvim Barbosa faleceu no dia 5 de setembro de 1998.

  •  

Deixe uma Resposta