• Postado por Tiago

 INTERNA-_abre_turistas-pier-centro-itajaí_divulgação.j-pgTuristada vai chegar em dois transatlânticos

O Natal vai ser gordo e trabalhoso para motoristas de vans, artesãos e representantes de entidades que tocam os barecos ao redor da praça Vida Ramos, em Itajaí. Dois enormes transatlânticos têm programação pra atracar no píer turístico durante o feriadão. Serão mais de 2600 turistas que baterão pernas pelo centro peixeiro ou conhecerão as praias da região.

O primeiro a amarrar cordas no píer será o Grand Voyager, da operadora Ibero. Chega no dia Natal. A programação de atracação é às 9h da matina. Vem com sua capacidade máxima de passageiros: 836 pessoas. O Grand Voyager vem de Montevidéo, no Uruguai, e segue depois pro Rio de Janeiro. Deve zapar lá pelas 17h, sob fogos de artifícios e o tchauzinho dos itajaienses que lucraram com sua passagem por aqui.

Sábado é a vez do grandalhão Empress, da operadora Pullmantur Cruises e que nesta temporada atracará pela primeira vez por aqui. A previsão é que aporta em terras peixeiras lá pelas 10h. O transatlântico, que tem mais de 210 metros, trará dois mil e 20 passageiros. O Empress também veio do Uruguai, mas do balneário de Punta del Este. Seu destino, quando sair daqui lá pelas 17h de sábado, será Santos, no litoral paulista.

Aumento de 20% nas escalas para 2010

Pra não perder tempo, o pessoal da secretaria de Turismo da prefeitura de Itajaí já está garimpando transatlânticos para a temporada 2010/2011 de cruzeiros. Na terça-feira, o secretário Wagner Lúcio dos Santos e a diretora de turismo Valdete Campos visitaram escritórios de quatro operadoras em São Paulo.

Com a alemã Ainda, revela Wagner, já acertaram a vinda de dois navios de passageiros. Com a CVC e a Ibero, que já operam por aqui, deram aquela puxada de saco pra manter as rotas e aumentar o número de escalas. Também começaram as negociações com a gigante MSC, que além de transportes de cargas em todo o planeta, também opera com embarcações de turismo.

O secretário de Turismo diz que a pretensão é aumentar em pelo menos 20% o número de navios de passageiros que atracam em Itajaí. ?Esperamos passar, no mínimo, de 42 para 50 o número de escalas no píer turístico?, afirma Wagner.

Para esta temporada de transatlânticos, que vai até abril, estão sendo esperados 50 mil turistas. Algo em torno de 10 mil já passaram por aqui, calcula Wagner.

  •  

Deixe uma Resposta