• Postado por Tiago

Peões tavam a todo vapor, ontem, preparando a praça na frente do píer pra receber a turistada

A temporada oficial de atracação de transatlânticos em Itajaí começa domingo, dia 22, com a chegada do naviozão Grand Voyager, da operadora Íbero Cruzeiros. Valdete Campos, diretora da secretaria de Turismo da prefa de Itajaí, estima que até março do ano que vem, quando rola a última escala de navios, mais de 46 mil passageiros de cruzeiros pisem em terras peixeiras.

Se contar as tripulações das embarcações, esse número sobre para 66 mil pessoas que baterão perna pelo centro da cidade ou circularão com as vans e táxis itajaienses pelas cidades da região. Ao todo, 41 atracações vão rolar no píer turístico Félix Asseburg durante a temporada, informa Valdete.

O segredo é agradar

Pra segurar por aqui a gringalhada e a velharada que vêm nos cruzeiros, a secretaria de Turismo montou um esquema de agrado, que vai desde a capacitação de quem tem contato direto com os turistas até uma garibada no píer.

No cais de atracação começou a ser colocada uma cobertura para que o check-in dos passageiros seja feito com mais agilidade e conforto. Na sede da secretaria de Turismo, que fica na frente do píer, foi reformada uma quadra de esportes e colocada uma lan house gratuita para uso exclusivo dos tripulantes bagrinhos que também desembarcam dos navios, mas não tem grana pra fazer turismo.

Até esta semana rolam os cursos de capacitação pra quem vai trabalhar e atender os turistas. Motoristas de vans, taxistas e artesãos vão aprender como puxar o saco de quem chega nos transatlânticos. Para o domingo, será montada uma estrutura na praça na frente do píer, com fanfarra, barracas de artesanatos e shows musicais. A muvuca rola das 9h às 17h, quando o Grand Voyager desatraca.

Pessoal das vans c?a boca na orelha

Pelo menos 40 vans estarão mobilizadas para fazer o que a secretaria de Turismo chama de receptivo dos turistas. ?E a nossa expectativa é das melhores. Pelo número de navios previstos, acho que essa será uma temporada de sucesso?, comemora Severiano da Costa, o Nene, presidente do sindicato dos Transportadores Escolares de Itajaí (Sintresi).

Quem acha que os gringos vão só pra Blumenau ou Floripa tá enganado. A turistada que usa as vans, diz Nene, percorre principalmente as praias da região. ?Balneário Camboriú, Interpraias, Beto Carrero, praia Brava e Cabeçudas são os pontos mais visitados?, informa.

No Brasil

A associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas prevê que aproximadamente 900 mil pessoas usem os cruzeiros marítimos para turismo nesta temporada. O número é 66% maior que o registrado na temporada passada. Por Itajaí passarão três dos 18 transatlânticos que cruzarão os mares brasileiros. Na cidade peixeira os navios de passageiros farão 41 escalas.

  •  

Deixe uma Resposta