• Postado por Tiago

GERAL-10-ABRE-_rua-interditada-carlos-drummond-de-andrade_felipe-vt-(4)

Perrengue vai adiar asfaltamento da avenida na praia dos Amores

A dona justa mandou paralisar as obras de instalação da rede de esgoto na praia dos Amores, em Balneário Camboriú. Um morador do bairro alegou ser dono do terreno onde a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) tava fazendo uma estação elevatória, bem ao lado do ribeirão Ariribá, e pedinchou a reintegração de posse. A juíza da vara da Fazenda Pública na city, Adriana Lisboa, caneteou uma ordem liminar que proíbe a construção até que o caso seja analisado.

Ainda no início da obra, a associação de Moradores da Praia dos Amores chegou a questionar o local escolhido pra abrigar a elevatória de esgoto, já que o terreno é margem de rio, e, portanto, área de preservação permanente. O perrengue foi resolvido depois que a Emasa prometeu fazer, como forma de compensação, uma praça. ?Como era a única opção que tínhamos, e houve a garantia de que não havia nenhum risco de vazamento, concordamos?, diz o presidente da entidade, Pedro Washington de Almeida Junior.

O assessor jurídico da Emasa, Jiovan Nardelli, conta que assim que ficou definido que o local daria mesmo lugar à elevatória, a barnabezada tratou de verificar se a área tinha dono, e garante que se tratava de um terreno público. ?Verificamos toda a documentação na prefeitura, e consta como área pública, de preservação, que só vai ser usada porque o objetivo é saneamento?, sisplicou.

Jiovan foi pego de surpresa com a ação na justa que pede a posse do terreno. O processo tá sendo movido por Suitberto Russi, que tem a seu favor a inscrição das terras no imposto predial e territorial urbano (IPTU). ?Essa inscrição de IPTU é de 2002 ou 2003?, diz o assessor da Emasa. Diante do papéli, a juíza Adriana achou melhor botar freio na empreitada até que fique provado quem é o verdadeiro dono do terreno.

Mas tem quem diga que o pedincho de posse é uma sacanagem das grandes. ?Essa área nunca foi parte do loteamento da praia dos Amores. Já tentaram invadir ali e o Cuida embargou. Essa pessoa tá tentando tomar uma área que não lhe pertence?, lascou Luís Nuhrich, que é membro do conselho de Segurança (Conseg) Barra Norte. O advogado que carcou a ação, Charles Bittencourt Vieira, não foi encontrado pra comentar o caso.

Chupando o dedo

Com a decisão da dona justa, quem ficou a ver navios foi o povão da praia dos Amores, que tava contando com a promessa da Emasa de que o esgoto estaria pronto até o início da temporada. ?Estávamos pressionando a prefeitura pra que a obra saísse o mais rápido possível, até porque o término da rede de esgoto é condição pra que a pavimentação da avenida Carlos Drummond de Andrade continue?, diz Pedro.

A obra da avenida tá sendo feita em uma parceria entre a prefa da Maravilha do Atlântico e a prefa peixeira, e tá demorando a sair do lugar. O presidente da associação de moradores acha que o jeito, agora, é cruzar os dedinhos. ?Vamos ficar na torcida pra que tudo se resolva logo. É muito ruim que atrase mais um pouco?, lascou.

A assessoria jurídica da Emasa informou que tá trampando pra tentar derrubar a liminar. ?Vamos levar ao Tribunal de Justiça pra tentar suspender a decisão?, disse Jiovan.

  •  

Deixe uma Resposta