• Postado por Tiago

g---draga-do-quinca-ludo

A draga começa a trampar na semana que vem

A draga Itacolomi, que irá desassorear a lagoa do Quinca Ludo, no centro da Penha, chegou ontem à city. Há anos a lagoa tá em processo de assoreamento. O local já foi grande criadouro de camarões e caranguejos, mas atualmente em algumas épocas dava pra andar até no meio da lama, de tanta terra acumulada no fundo. No início da semana que vem, a draga começa a funcionar. A obra custará R$ 210 mil ao cofre da defesa civil estadual.

A defesa civil vai arcar com a despesa porque, além da questão ambiental, o assoreamento causava os alagamentos no bairro Praia Alegre. Os alagamentos no bairro são decorrentes da água da chuva que ficava represada com dificuldade de quebrar a barreira de terra e chegar ao rio Piçarras através de tubos, pois a lagoa e o rio são separados por um molhe. Aproximadamente 900 famílias são atingidas por alagamentos na região.

Com o pagamento da obra feito pela defesa civil, a prefa ficou com a responsabilidade de fiscalizar o trampo, já que o projeto foi feito por engenheiros da secretaria de Planejamento da city. A empresa vencedora da licitação é a Baltt Terraplanagem.

O projeto prevê que, em aproximadamente 20 dias, a draga deve retirar cerca de 10,9 mil metros cúbicos de terra. A licença ambiental da fundação do Meio Ambiente (Fatma) saiu na terça-feira. O projeto demorou três meses pra conseguir a licença porque o Ministério Público investigava uma denúncia de que um novo tubo aberto pela prefa na lagoa piorava o assoreamento.

  •  

Deixe uma Resposta