• Postado por Tiago

abre-p2-Crimes-delicados-13-09-09

?Crimes delicados? conta a história de um assassinato

O projeto Palco Giratório do Sesc tá oferecendo espetáculos de teatro de graça neste fim de semana na city peixeira. No sábado, a criançada vai conhecer o universo lúdico dos contos de fada na peça ?Contos de Andersen?, do Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre. A trupe vai subir ao palco do Teatro Municipal de Itajaí em dois horários: às 16h e 20h.

No domingo, o espetáculo é para adultos ? ?Crimes Delicados?, do grupo peixeiro Acontecendo Por Aí, rola às 20h. Mas se liga: pra conseguir o ingresso tem que correr até a bilheteria do teatro, no bairro Fazenda, bem antes do espetáculo.

Em ?Contos de Andersen?, a contadora de histórias recria o ambiente e os personagens dos contos de Hans Christian Andersen, um escritor e poeta dinamarquês do século 17 que fez, entre outros clássicos, o ?Soldadinho de Chumbo?. A adaptação gaúcha privilegia a tradição oral e aproxima os contos da identidade brasileira, com seus cancioneiros, trovadores e cordelistas. A direção é de Paulo Balardim.

Graças à contribuição de Andersen para a literatura infantil, a data de seu nascimento, dois de abril, é quando se comemora o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero também leva seu nome.

Humor negro

Já ?Crimes Delicados? é uma peça de humor negro para adultos. Escrita pelo autor mineiro José Antônio de Souza e dirigida por Pepe Sedrez, a peça conta a história de um casal de classe média alta que, influenciado pelas tendências da moda e das notícias policiais, planejam eliminar os próprios pais pra ficar com os bens. Mas, para chegar ao crime, eles precisam de muito treino. É aí que entram os animais de criação e os empregados da casa.

O texto faz uma crítica social e é marcado por frases enxutas e incisivas, que exploram com sutileza as situações cômicas protagonizadas pelos personagens. Hugo, Dalila e Efigênia são interpretados pelos atores Luciano Estevão, Melize Zanoni e Lenita Novaes.

Na segunda-feira, às 16h, tem nova atração infantil no Teatro Municipal de Itajaí, dentro do projeto Palco Giratório. ?A Caixa?, da Cia. Mútua de Itajaí, é um espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro ?Clown? (Palhaço), do autor inglês Quentin Blake. Sem texto falado, utiliza técnicas bizarras e a manipulação direta dos bonecos sobre balcão. O espetáculo também recria a linguagem visual dos desenhos animados, atingindo em cheio o público infantil.

  •  

Deixe uma Resposta