• Postado por Tiago

Previsões do Banco Mundial

Com poucas noticias e previsões duvidosas, nesta semana o Banco Mundial decretou a queda do PIB mundial em -2,9% para 2009. Foi suficiente para uma realização consistente no dia 23 nas bolsas de todo o mundo. Este organismo, a exemplo do FMI, não é muito confiável nas suas projeções, mas em uma agenda morna sem grandes balizadores, serviu para os profissionais da queda realizarem vendas.

Enquanto isso na Bovespa

O ajuste na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) parece ter chegado. A falta de novos indicadores consistentes apontava a elevação do índice da Bovespa para acima dos 52.000, sinalizavam que isso deveria acontecer. Entretanto, como também não há tantos indícios negativos que façam o ajuste se estender, pode ser que a correção mantenha esse marasmo que estamos vivenciando há quase quatro semanas, operando entre os 48.000 e 52.000.

A operação da Visanet

A oferta pública inicial da Visanet apresentou maior demanda que oferta e deve movimentar, no mínimo, R$ 6 bilhões. Esta deverá ser a maior operação do ramo, destinada a investidores pessoas física e jurídica e vai resultar na demanda do mercado em bons papéis. Começa a operação na próxima segunda-feira. Quem reservou, reservou…

Visanet 2

A expectativa fica ainda maior com o cancelamento que a CVM fez de dezoito importantes corretoras que ficaram de fora devido a divulgação de “suposta veiculação, de material publicitário acerca da oferta não submetida à prévia autorização”. Os investidores pessoa física devem ser os maiores prejudicados, mas, acreditam os especialistas, não deve tirar o sucesso da colocação.

Exportação carne suína para Rússia

Finalmente, depois de três anos de embargo, os Frigoríficos Pamplona e Seara Cargill, de Santa Catarina, reabriram exportações para o mercado russo.

A recuperação interna?

Internamente, uma boa notícia: a quarta alta consecutiva do mercado de trabalho, com a criação de 131,5 mil vagas. O ministro do trabalho espera mais de 200 mil vagas em julho. Entretanto, não dá para comemorar muito porque o consumo de energia caiu 3% em relação ao ano passado, sendo a região sudeste, principal responsável pela queda, de quase 14% em relação ao ano passado.

Política de redução de juros

Simplificando, é um lento movimento de recuperação que vem ocorrendo mês a mês. E isso em quase todo o mundo. O resto é paciência para vermos os números vermelhos poderem se recuperar para o segundo semestre, pelo menos no Brasil. Continua nosso palpite de que os juros continuarão caindo, aproveitando a inflação sob controle, entre outros aspectos.

Edward Mundy é consultor financeiro da Mundy Intermediação & Finanças Corporativas

[edward@mundyintermediacao.com.br / www.mundyintermediacao.com.br

Entenda o economês

Oferta Pública Inicial – São as emissões de colocação de ações no mercado quando a empresa inicia suas operações em bolsa. Também chamado em inglês de IPO (initial public offering)

CVM – A Comissão de Valores Mobiliários é um autarquia ligada ao Ministério da Fazenda.. É ela que fiscaliza e normatiza as operações de investimentos mobiliários, como os feitos na Bovespa.

  •  

Deixe uma Resposta