• Postado por Tiago

É a vez do crédito imobiliário

Para quem está estudando a possibilidade de adquirir o financiamento da casa própria, o momento é bastante oportuno. As opções para tal financiamento devem aumentar e muito. Com a perspectiva de continuação de queda dos juros, os bancos vão cada vez mais – e principalmente no ano que vem – incentivar este tipo de operação. Pelos dados do Banco Central, estas operações tiveram um incremento de 43% nos últimos 12 meses e a tendência é de expansão.

Melhor investimento para o FGTS

Foi aprovado o aumento de 10% para 30% para utilização dos recursos do fundo de garantia do trabalhador no fundo de investimentos do FGTS. Esse fundo de investimentos, conhecido pela sigla FI-FGTS serve para financiamento das obras do programa de acelação do crescimento (PAC), do governo Federal.

Segurança e rentabilidade

Além da segurança do investimento, a opção do FI-FGTS tem o poder de constituir-se em uma opção mais atraente, em termos de rendimento para o dinheiro do trabalhador, do que o próprio FGTS. O governo promete uma rentabilidade de 9% ao ano. Hoje, o rendimento do do FGTS é de 3% ao ano, mais TR (Taxa Referencial), o que dá algo em torno de 4,5% ao ano.

Falando em investimentos

A opinião é do presidente da Bovespa: “Chegará o dia em que todos os brasileiros, aos planejarem seus investimentos, pensarão em ações”. Hoje são apenas 550 mil investidores, mas o objetivo é que nos próximos cinco anos esse número chegue a 5 milhões de pessoas físicas. É bom lembrar que, no passado, quem investiu seu FGTS em ações da “Petro” e Vale não se arrependeu…

Alternativas para o crédito seguro

Dentre os tantos projetos, a Serasa apresentou a ideia, já há muito tempo comentada, do cadastro positivo. Segundo a empresa, a inadimplência cairia em até 45% e o crédito poderia ter uma expansão maior, com menores taxas de juros. A relação crédito/PIB, no Brasil, é de 32%. Já na terra do Tio Sam este número chega a 86%. A ideia seria avaliar o histórico do cliente e não sua renda. Como se vê, ainda temos muita coisa para evoluir no assunto.

Aumento no condomínio

Segundo a Lello Imóveis (SP), empresa especializada em administração de condomínios, até o final de novembro a conta do condomÍnio deve aumentar em média 15%, impactada principalmente pelo dissídio da categoria de trabalhadores do setor, que ocorre em outubro na maioria dos estados. O jeito é preparar-se para mais este adicional.

Internet via energia elétrica

Já está aprovado pelo governo o acesso à internet via tomadas elétricas residenciais. As distribuidoras do serviço serão empresas ligadas por meio de contratos às distribuidoras de energia, em situação semelhante a que ocorre atualmente. Mas a grande novidade mesmo, será o custo que deverá apresentar sensível diminuição, além do acesso às populações carentes, uma vez que 95% da população brasileira tem acesso à eletricidade. É a tal da inclusão digital.

Eleições 2010

Circula pela internet a campanha não reeleja ninguém. Comenta-se que se trata do único jeito democrático de moralizar e dar dignidade ao congresso brasileiro, que de tanta canalhice nem se envergonha mais dos seus atos e fatos. E como diria o escritor Eça de Queiroz: “ Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão”.

Edward Mundy é consultor financeiro da Mundy Intermediação & Finanças Corporativas

[edward@mundyintermediacao.com.br / www.mundyintermediacao.com.br]

Entenda o economês

PAC: Trata-se do Programa de Aceleração do Crescimento, lançado pelo governo federal com vistas à expansão de obras de infraestrutura. De fato, muito pouco evoluiu desde sua criação, em 2007.

  •  

Deixe uma Resposta