• 10 dez 2009
  • Postado por Tiago

GOLPISTAS

O vereador João Miguel (PSDB) solicitou que seja transcrita a sessão da Câmara do Balneário do primeiro dia deste último mês do ano de nosso senhor Jesus Cristo de 2009. Naquela ocasião o líder do prefeito, Claudir Maciel (PPS), chamou os oposicionistas de “golpistas”. Tatá não gostou da história e disse que nunca aplicou golpe (171) em ninguém.

ACONTECEU

Naquele dia em que o articulador do prefeito, Marcos Weisheimer, deu as caras pelas bandas do Legislativo, o ex-menino pobre do bairro dos Municípios (Claudir) estava ausente e quando chegou na reunião (continuo achando que “sessão” é encontro de macumba) deparou-se com o projeto de resolução de criação da CPI do Santa Inês pronto para ser votado.

APROVOU

O ex-secretário do Planejamento, e que dizem deve voltar ao lugar no recesso da Câmara, esperneou, mas acabou aprovando. Queria o lugar de relator, já que a bancada “periquita” tem quatro dos 10 vereadores na Câmara. Não conseguiu e optou por ficar fora.

JUSTIÇA

Até ontem (quarta-feira) o que estava definido era o cronograma da Comissão Parlamentar Especial do Santa Inês. O ex-vice prefeito Aldemar Pereira (Bola) é o primeiro a ser ouvido. Em seguida os demais presidentes das comissões que administraram o hospital depois daquele fatídico dia em que o Ministério Público botou o dedo na pustema.

INFLAMAÇÃO

Aliás, o MP tem sido assim. Estoura a pustema e depois deixa abandonado o machucado que sai pus igual água em cachoeira. Não foi diferente com o Santa. A dívida era de R$ 4,5 mi, em 2005, e agora, dizem por aí, já passa da casa dos R$ 20 mi. E o MP, até onde sei, está preocupado com outras coisas, talvez nem tão importantes.

REVER

Mesmo que ninguém seja oficialmente punido pelo rombo, já que a cada dia que passa desacredito mais na justiça (alô revisão, é com “j” minúsculo), ficarei satisfeito com a oficialização dos nomes envolvidos nas falcatruas que há muito tenho denunciado. E como “no princípio era o verbo…” (João 1:1-3).

ACREDITAR

Só pra quem acredita que um comunista não pode mencionar uma citação bíblica, o meu amigo Edvaldo Magalhães (PCdoB), ex-seminarista, é presidente da Assembleia Legislativa do Acre. E a Perpétua Almeida, ex-quase-freira, é deputada federal do PCdoB.

PERÚ

O pobre coitado que tenta negociar a dívida da sua faculdade com a reitoria da Univali nunca é recebido. Não chega a passar de uma tal comissão provesiana. Meu Deus, que saudade do Edson Vilela! Enquanto isso o José Roberto Provesi, atual reitor, distribui perus para a viadagem das câmaras municipais. Ele quer ser candidato a deputado federal pelos tucanos.

BRINCADEIRA

O “presentinho” dele na Câmara do Balneário virou palhaçada. Teve vereador dizendo que queria ver o Dão ou o Fabrício pegando no “peru” do Provesi. Só para lembrar (e antes que pensem de forma diferente), Fabrício foi muito bem votado nas últimas eleições como candidato a Federal (26.747 votos), e o Dão, que foi secretário de Desenvolvimento Regional, nunca escondeu a sua pretensão de concorrer ao cargo. A vaga a estadual, pelo PSDB, está guardada para o Dado Cherem.

VEÍCULOS

Cargos comissionados da prefeitura continuam usando os veículos oficiais não apenas para a função. São eles que colocam a mão na boleia. Quem vai assumir a responsabilidade no dia em que acontecer algum acidente?

RECORDE

Foram 209 projetos de Lei apresentados neste ano na Câmara do Balneário. Um recorde na história do Legislativo local. Outros 19 projetos de Resolução, mais cinco de Decreto Legislativo, outro de Lei Complementar e uma emenda a Lei Orgânica estiveram na pauta. Os 10 nobres vereadores fizeram, em parte, jus ao salário recebido.

ESTATÍSTICA

Como final de ano não é apenas para beberomar, acrescento outros números que foram repassados pelo tucano Moacir Schmidt, que tem o difícil papel de presidir os chamados “trabalhos”. Foram 109 emendas apresentadas pelos edis aos projetos em tramitação. Também foram apresentados até agora 487 requerimentos e outras 1066 indicações. Da montoeira de indicações dá pra se aproveitar uma meia dúzia.

REUNIÕES

Os representantes do PSDB (4), do PMDB (2), mais os do PPS, PR, PP e DEM se reuniram 77 vezes neste ano e vão completar 2009 com 81 encontros. Poderia ser mais, não fosse a gripe do “ronca-e-fuça” (você se lembra disso?) que suspendeu algumas sessões.

FESTIVA

Dizem que foi festivo o almoço do Democratas do Balneário nesta semana. Só a cúpula marcou presença. Segundo o Poletti, foi para definir a confraternização do “demo” no final de ano. Outros analistas de plantão afirmaram que já era para discutir algo mais. Afinal de contas ser “demo” representa oposição ou situação?

ALEGRE

Enquanto isso a tucana prefeita Luzi Coppi Mathias reunia a alegre imprensa regional e comandava a festa. No mesmo horário, a Câmara de Camboriú aprovava a cobrança mensal da coleta do lixo na conta de água. Tudo no mesmo dia. Como diz o meu companheiro de trabalho Flávio “Peninha” Silva, da Rádio Camboriú, “o Monte Alegre continua rezando para não chover e alagar tudo de novo”.

MORREU

Pegou de surpresa a morte do Sérgio Volnei Rizzi, da Coletivo Itajaí, aos 56 anos. Sempre que andei de ônibus urbano paguei (e acho que até bem caro), mas fico chocado com o passamento de alguém, independentemente de quem seja. Vá com Deus e espero que nos próximos contratos o município de Itajaí pense mais na sua gente do que na empresa.

CONVITE

Ainda não recebi, mas já me adiantaram que estou convidado para o festivo encontro de final de ano da Câmara de Itajaí. Se Deus quiser e a justiça dos Homens permitir devo estar presente. Obrigado Luiz Carlos Pissetti, ilustre presidente.

TRANSPORTE

Os municípios de Navegantes e Penha estão revendo as suas concessões para o transporte coletivo. Esperamos que seja para o bem coletivo e não para agradar alguns interesses particulares…

CANDITATO

Miro Teixeira seria um segundo candidato a titular da Secretaria de Turismo do Balneário, no próximo ano, no lugar do Cláudio Dalvesco. O outro, como já informei, é o Cimélio Pereira do Convention & Visitors Bureau. O Cimélio tem o apoio incondicional do trade turístico local e, tecnicamente, seria o melhor candidato. O Miro, que sempre sonhou se embrenhar no mundo da política, tem uma séria adversária: Christina Barichelo, atual diretora da Secretaria de Educação.

É NOSSA

A gloriosa Roberta, do Departamento de Recursos Humanos deste bocudo jornal, foi quem mandou os papeizinhos. E não é que o bondoso velhinho me sorteou com a mais bela e eficiente criaturinha deste DIARINHO. Juro que quase desisti de participar da festa. A dona Cristiane, que divide o bife com a criançada aqui de casa, falou que “ir só nem pensar”. Tive que convida-la e vou abraçar esta singela e gloriosa criatura no próximo sábado.

DENÚNCIAS

E mais tarde, na sala da justiça… continuam proliferando as denúncias contra ao prefeito Sabino Bussanello de Itapema. Agora foi a ameaça do seu procurador contra uma testemunha. E tem ainda a história dos seguranças…

  •  

Deixe uma Resposta