• 30 jul 2009
  • Postado por Tiago

COISA FEIA

É, as coisas não estão nada boas lá pros altos do reino da Dinamarca. O inquérito da Polícia Federal parece ter colocado uma corda no pescoço do prefeito-ave. Aliás, já deu para perceber pelo comportamento dele na Gororoba do JC. Embora o vice-prefeito tenha permanecido por quase duas horas na porta da Sociedade Tiradentes, aguardando Edson Dias junto com outros gatos pingados, o mesmo chegou de mansinho, sem o agito que lhe é peculiar (periquito é uma ave que gosta de fazer barulho), entrou pelo corredor lateral e se enfiou num canto, de onde somente saiu na hora de ir embora. Tudo discretamente.

DEVER CUMPRIDO

Acredito sinceramente que a Polícia Federal cumpriu com seu dever, embora em determinado momento fizesse com que tivéssemos dúvidas. Chegamos até a receber denúncias de que a esposa de um alto chefão da PF tivesse trabalhando em cargo de confiança da administração Edson Renato Dias. Com cautela, preferimos aguardar os resultados e manter o voto de confiança que a instituição merece. Felizmente, observamos que a PF manteve sua reputação intocável e os resultados do inquérito comprovam a utilização de dinheiro frio na campanha e a existência do fantasma.

E AGORA?

A Justiça Eleitoral deve se pronunciar em breve. Mas tudo vai depender ainda da deliberação do Ministério Público, onde o processo deve estar tramitando. Daí deve sair uma decisão sobre o processo contra Periquito, se absolve ou condena Edson Dias, o que implica na perda do mandato. Mas vamos aguardar e torcer para que a decisão seja sábia. Assim como a PF, o Ministério Público também merece o nosso respeito, seja qual for o resultado.

CRIMINAL

Mas a situação de Edson Renato Dias realmente não é nem um pouco confortável. Pelo que se sabe, o homem pode ser indiciado em inquérito criminal por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Olha, daí o bicho pega e pode até dar uma cana. Se tudo for levado ao pé da risca vai ter troca de reinado: direto do reino da Dinamarca para o reino da Inglaterra…

CONTRÁRIO

Um especialista ouvido por telefone ontem, “sem conhecer os autos”, não acredita que o indiciamento aconteça com todos os agravantes comentados. “A falsidade ideológica é possível, já que documentos foram adulterados para justificar o depósito”, disse.

CONTAS

No entanto, é bom lembrar que essa é só uma parte da história e que pode resultar em processo criminal. Como tem foro privilegiado, e em se mantendo no cargo, o prefeito-ave terá a regalia de responder diretamente no Tribunal de Justiça pelo crime cometido.

ELEITORAL

A não aprovação das contas de Periquito é outra situação cujos processos continuam percorrendo seus longos e tenebrosos caminhos da Justiça Eleitoral. O inquérito da PF pode, entretanto, acelerar o desfecho.

DÚVIDAS?

E há quem ainda duvida, mas o leitor deve lembrar que quando começamos a escrever a coluna aqui no DIARINHO. E numa determinada edição relatamos que informações fidedignas davam conta de que o homem não escaparia da cassação até outubro. As coisas, pelo visto, caminham nesta direção, mas vamos aguardar, pois não somos nós que vamos julgar. A dona justa é quem tem agora esta difícil tarefa.

PULANDO FORA

Por vias das dúvidas, já tem rato pulando fora do navio que pode afundar. Um “intermediário” da Secretaria de Planejamento pediu dispensa. Ou será que foi dispensado? Oficialmente, não vi nenhuma portaria a respeito.

CULTURA

Muito boa a iniciativa da equipe do Arquivo Histórico de realizar a exposição sobre os jornais que fizeram e fazem a história de Balneário Camboriú. Tivemos a oportunidade de rever muitos profissionais que, assim como nós, ajudaram a fazer parte desta bonita história. Parabéns Eduardo Torto e toda a equipe.

ARRANCADÃO

Continuam repercutindo os péssimos resultados do desastrado arrancadão, promovido por uma empresa particular com sede em Blumenau, juntamente com a Secretaria de Turismo, Fundação Municipal de Esportes e Prefeitura Municipal. Até um funcionário da Secretaria de Turismo admitiu a “besteira” que fizeram.

MAIS UMA

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, o Sandro Bernardoni, resiste, mas é uma mancada atrás da outra. Agora, Bernardoni colhe mais problemas com o empréstimo do estádio municipal, domingo passado, para uma promoção social. Acontece que no mesmo dia e horário deveria ser disputada no local uma partida entre as equipes de futebol de Navegantes e Camboriú, válida pela segunda divisão. O trio de arbitragem, se quisesse entrar no estádio, teria que doar alimentos não perecíveis.

OUTRA

Está na hora do Sandro Bernardoni mostrar que quem manda é ele e tomar uma decisão para punir o(s) culpado(s) pela desorganização na Fundação Municipal Esportes. Senão é melhor ir para casa dormir. Outra bronca que Sandro não assumiu, e com isso perdeu muitos pontos, foi com relação ao servidor que assinou o livro ponto por dois ou três dias adiantados, inclusive com direito a hora extra. O rapaz não foi punido e o superintendente está sem moral, tanto na FME como na cidade.

CIRCO

Os fofoqueiros de plantão contam que o prefeito-ave não gostou nem um pouco de saber que concederam alvará para o circo instalado na avenida do Estado, próximo ao trevo da BR-101. O comentário circula pela cidade e com um agravante: o secretário da Fazenda, Yedon Nunes, teria recebido um ultimato para cancelar o alvará, mas bateu o pé e advertiu que não teria problema em cancelar, mas que deixaria o cargo. Não se tocou mais no assunto.

MAIS

O Plano Mais continua em uso nos altos da Dinamarca. Terça-feira à tarde o secretário de Planejameno, Claudir Maciel, anunciou ao radialista Luís Carlos Tigrão (Menina FM) que vai ampliar a rede de câmeras de vigilância de segurança priorizando os bairros e construir portais nas entradas da cidade. Ações em conjunto com os Conseg´s já acontecem. Cópias desses projetos são facilmente encontradas na página 23 do Plano Mais. Provavelmente Claudir, que é do PPS, gosta muito da página 23 ….

CÓPIAS

O projeto Politécnico, anunciado pela administração atual, também está no Plano Mais, que se tornou interessante para quem tanto o criticou. O fato é que na hora do aperto, de precisar mostrar porque veio, o certo é apelar para o famoso jeitinho brasileiro e copiar.

ENTRADA

Vale o mesmo para o projeto de construir uma nova rodovia de entrada da cidade ligando a BR-101, na Várzea do Ranchinho, ao Ariribá. A ideia e o projeto foram concebidos na administração do prefeito tucano e alemão Rubens Spernau.

SAÚDE

Quando comentamos os assuntos ligados à saúde queremos chamar a atenção e criticar o descaso de quem tem o poder (a caneta) nas mãos. Nada contra os profissionais da área, sejam de carreira ou em cargos de comissão, que procuram fazer a sua parte e socorrer a nossa população. Graças a eles a situação não está pior. Voltarei a este assunto…

  •  

Deixe uma Resposta