• 13 ago 2009
  • Postado por Tiago

MUDOU

O Passarinho, aquele que já circulou a cidade toda pedindo votos, entre outros, para si próprio como candidato a vereador, para o Pavan e, depois, para o Periquito, não está mais na coordenação da frota de veículos da Secretaria da Saúde. Foi mudado de função depois que denunciaram que ele estaria favorecendo o filho na questão da lavação dos veículos.

NOVO TITULAR

Quem agora está respondendo pela função é o suplente de vereador Zé da Praiana. Pelo menos de frota o Zé entende. E tudo de bom que sabe aprendeu com o Marcos Seara (da Praiana). As maldades, se é que tem alguma, o Zé deve ter ou está aprendendo com outros.

REUNIÃO

Vereadores e suplentes do PSDB da região da Amfri vão estar reunidos em encontro regional no município de Camboriú no próximo dia 11 de setembro. A data te lembra alguma coisa? Será que vão explodir algo? Estou preocupado…

ANFITRIÃ

Quem estará recebendo os vereadores tucanos será a prefeita Luzia Coppi Mathias. Os bicudos deverão discutir propostas de governo ao projeto eleitoral do PSDB para 2010, indicar nomes para as eleições proporcionais e definir estratégias para estimular o ingresso de novos filiados.

HOMENAGEM

Justa a homenagem que o presidente da Câmara, Moacir Schmidt (PSDB), pretende fazer ao empresário Álvaro Antônio da Silva, concedendo-lhe o título de cidadão honorário de Balneário Camboriú. O projeto está tramitando no legislativo.

ÚNICO VIVO

Álvaro foi vereador, presidente da Câmara e assumiu o cargo de prefeito após a morte (que eu insisto em dizer que foi assassinato) do então prefeito Higino João Pio nas instalações do Distrito Naval em Florianópolis. Álvaro também é o único vivo entre os sete vereadores da primeira legislatura da Câmara do Balneário, que era integrada também por Antônio Bernardes Passos, Aquiles da Costa, Domingos Fonseca, Eloy Reinert, Joaquim Albino Gatto e Walter Eillers.

GUARDA MUNICIPAL

Se o prefeito-ave não retirar o pedido de urgência, deve ir a votação na reunião de hoje da Câmara o projeto que cria a guarda municipal, armada e pronta para atirar e matar em Balneário Camboriú. A principal questão em discussão é a forma de contratação dos novos pistoleiros. Periquito e seus chegados querem que seja por concurso público. Os oposicionistas querem uma outra forma de contratação.

TRANCA-PAUTA

Persistindo o impasse, poderemos ter um novo “caboclo” baixando simultaneamente nos terreiros da Avenida das Flores (sede da Câmara) e reino da Dinamarca (o ninho da ave-mestra). Trata-se do “tranca-pauta” (favor não confundir com as “empresárias” que fazem ponto na Avenida do Estado). A saída para os vereadores é abandonar o plenário na hora de votar o projeto e com isso todos os demais, sejam de interesse da comunidade ou não, ficam parados.

CONFERINDO

O vereador Orlando Angioletti, que pelo sobrenome é mais chegado a uma polenta do que numa cachacinha de terreiro, mandou avisar que está indo conhecer como funciona as guardas municipais de Tubarão (SC) e Santo André (SP). Orlando preside a Comissão de Segurança da Câmara e deve levar a tiracolo o Dão Koeddermann e outros interessados.

DESPOLUIR

Até agora eu não entendi. A vereadora Christina Barrichello, que intermediou a publicidade de aniversário da cidade e polui os postes das principais ruas, anunciou que está preparando um projeto para limpar o visual do Balneário. Vai ver que não gostou muito do ramo publicitário.

INAUGURAÇÃO

O novo posto de combustíveis da Avenida das Flores vai ser inaugurado quando mesmo? Será que o dono vai me convidar? Não aperta que eu conto todos os detalhes da obra que só a prefeitura (leia-se planejamento) diz não saber.

ESGOTO

Bastante pertinente o alerta feito pelo vereador José Hannibal (PP) em relação a obra de construção da nova estação de tratamento de esgoto, no bairro Nova Esperança. Principalmente no tocante a suspensão do tratamento com produto químico adequado para controle da catinga (odor).

LICITAÇÃO

Desde 2008, devido a problemas com as empresas que participaram da licitação, o produto químico adequado para controlar o fedor não é utilizado. Com isso, os moradores da área são obrigados a enfrentar o problema. O aumento do cheiro, afirma Hannibal, é progressivo e a aquisição do produto indicado deve ser providenciada com urgência. “A nova obra deve levar dois anos para ser concluída e o povo do Nova Esperança não pode ficar no prejuízo” salienta o vereador progressista.

BOA NOTÍCIA

Pelo menos uma boa notícia no que se refere ao saneamento básico. Devem começar no dia 21 as obra se implantação do sistema de coleta no bairro Praia dos Amores. Investimento da ordem de R$ 1,2 milhões e o diretor geral da Emasa, Nei Clivatti (aquele que também é amigo do Obregon), diz que tudo fica pronto até dezembro.

FLOR

Fábio Flor, o presidente do Partido Progressista do Esperidião Amin, foi visto na Barra Sul em altos papos com o secretário de planejamento, o ex-menino pobre do bairro dos Municípios, Claudir Maciel (PPS). Será que Flor pensa em mudar de ares, já que não há uma convivência harmoniosa com José Hannibal?

SOLUÇÃO

Para Claudir Maciel a possibilidade de contar com o reforço de Fábio Flor no PPS pode ser a solução para manter-se no cargo de secretário, uma vez que acresceria peso político e, com isso, impedir a possível queda, como comenta-se nos bastidores. Caso contrário o partido continuará com apenas duas lideranças consolidadas: o próprio Claudir e a líder do governo, a vereadora Christina Barichello, que também corre o risco de retornar à suplência.

RODOVIÁRIA

Embora tenha participado da aliança PP e PT e concorrido na chapa com Leko Benvenutti, hoje Fábio Flor tem trânsito livre na administração municipal. Informações que tivemos acesso nos dão conta de que seu escritório de contabilidade é quem cuida da parte contábil da administração da Estação Rodoviária. Esta, inclusive, seria uma das formas de lhe atrair para o PPS, partido da base de apoio do governo Edson Periquito.

TRAUMA

O questionamento feito recentemente por José Hannibal sobre o excessivo gasto de R$ 300 mil na reforma (ou pintura) do prédio da rodoviária teria sido o estopim do relacionamento entre as duas lideranças progressistas. Fábio Flor respondeu com a indicação de outro representante do partido para a eleição do Conselho Municipal da Juventude, impedindo assim a candidatura do filho de seu desafeto, Jocha Hannibal, que pleiteava o apoio da sigla partidária.

PROMESSAS

Quem recorda das promessas de campanha do prefeito Edson Periquito, além de tornar o município referência em saúde e outras mais? Pois bem, esta semana fomos cobrados por um leitor da Barra, localidade decisiva na eleição municipal. O leitor cobra que o povo foi iludido e que não acredita mais no Posto de Atendimento 24 Horas e muito menos no Posto Bancário que Periquito tanto prometeu. Ele fez questão de lembrar também a sub-prefeitura da Barra, uma promessa muito antiga do atual administrador.

BOM PAPO

Conversei demoradamente nesta semana com a Charlote Hake, da Secretaria de Saúde. Foi uma excelente conversa que serviu para tirar dúvidas e conferir coisas boas que estão acontecendo. Volto ao assunto.

  •  

Deixe uma Resposta