• 12 nov 2009
  • Postado por Tiago

SUPLENTE

Sebastião da Silva, o Tiãozinho, assume a cadeira do PSDB na Câmara de Itapema por um mês. Substitui o titular Rodrigo Costa, o Bolinha, que saiu de licença. Tiãozinho recebeu 710 votos nas últimas eleições, foi o sétimo colocado na votação geral, mas não levou porque faltou legenda para os tucanos.

QUOFICIENTE

A lei eleitoral nem sempre é justa com os candidatos. Três vereadores tiveram menor votação que o Tiãozinho e estão no Legislativo: Vânio César Vieira (PT) que fez 546 votos, Carlos Eduardo Vieira (PMDB) com 614 votos e Beloni Fátima da Silva (PT) com 516 votos.

MÉDIA

Os dois últimos foram eleitos pela média de votos alcançados por seus respectivos partidos ou coligações. O PSDB do Nico Russi correu sozinho e faltaram poucos votos para garantir a segunda cadeira. Pra complicar, na reta final de campanha, um dos candidatos tucanos, o Messias Simas, acabou se envolvendo em um escândalo e os votos que certamente ganharia no Sertão do Trombudo acabaram indo para candidatos da oposição.

BATALHADOR

Mas o Tiãozinho é um trabalhador, no sentido literal da palavra. E o representante do bairro Ilhota vai poder mostrar que tem competência. Estamos contigo, garoto.

BANHEIROS

O pedido de vista do vereador José Carlos Hannibal (PP) no projeto dos banheiros visa apurar suspeita de maracutaia. O mais estranho é o fato de enviar o projeto para votação quando a temporada bate à porta. Realmente, dá para desconfiar, ainda mais quando já existe o alerta de que tem alguma coisa errada.

SPU

E não é só a suspeita de treta, mas também sobre a posição do SPU (Serviço do Patrimônio da União) e quanto à licitude de escolha dos quiosques que serão derrubados. Os proprietários vão reivindicar que sofrerão muito prejuízo com o que deixarão de arrecadar na temporada e, recorrendo à justiça, têm tudo para conquistar o direito de permanecer pelo menos por mais uma temporada.

ESTRANHO

O mais estranho de tudo foi a forma irritada com que o ouvidor da prefeitura, André Magrão (94 votos para vereador nas últimas eleições), deixou a câmara de vereadores logo após o pedido de vista. A aparência abatida, nervosa, deixou transparecer alguma coisa….

METADE

Pelo que entendi da proposta, metade dos quiosques atualmente existentes na Atlântica vai dar lugar aos tais banheiros. Eles não vão ser públicos, mas sim automatizados e tarifados e dotados de engenho de publicidade.

CONCESSÃO

Será de cinco anos o período da concessão aos vencedores da licitação, podendo ser renovado por mais cinco anos. Só para lembrar, já houve uma tentativa de algo parecido no passado, inclusive com o patrocínio de uma multinacional. A oposição, que hoje é situação, foi contra. Ou seja, eles fazem o contrário do que eu faço: “se existe governo e dinheiro pra benefício próprio, eles são a favor”.

COMBUSTÍVEL

Tem quem afirme que há candidato a deputado de Balneário Camboriú que não terá problema de combustível em 2010. Quem passar pelo posto que será inaugurado na avenida das Flores vai entender melhor no próximo ano, no período eleitoral, quando veículos com adesivos do candidato estacionarem para abastecer.

GRINGOS

A gente até que acaba se acostumando a aturar os policiais que, oriundos de outra região, aparecem no Balneário para a Operação Veraneio. Como a maioria não conhece os moradores fixos, acaba tratando todos da mesma forma. Agora, ter que aturar policiais argentinos vai ser um pé no saco. Estou até aprendendo algumas frases para tirar um sarro dos gringos…

MARISCO

Acabaram com a alegria de muitos. Está proibida a comercialização de mexilhões da praia Alegre, município de Penha. E vai durar enquanto não forem extintas as algas nocivas nas áreas de cultivo e a presença da toxina DSP (Diarrhetic Shellfish Poisoning) na carne de mexilhões. Traduzindo: quem comer o marisco daquele local vai ter que sair correndo para o “trono”. Como dizem os irmãos mais ao Sul do Brasil, dá um churrio danado. Pra nós daqui é caganeira mesmo.

NADA MUDOU

O Jaime Mantelli, gestor do fundo Municipal de Trânsito, prometeu mas ainda não cumpriu. Passei pela avenida do Estado, naquela região entre os hospitais Santa Inês e Unimed, e está tudo na mesma. O pedestre tem que arriscar a vida e dividir a pista de rolamento com os automóveis.

ESTACIONAMENTO

Existem ali muitas lojas, escritórios e consultórios. E todo mundo acaba estacionando em cima dos passeios, se é que se pode chamar aquilo de calçada. O gestor disse que o problema seria resolvido logo, mas até agora apenas um terreno foi transformado em estacionamento, o que não é suficiente para atender a demanda da própria Unimed.

NOS DOIS LADOS

E a situação é igual nos dois lados da avenida. A gente sabe que o problema não é de hoje, mas com certeza se agravou ainda mais nos últimos meses com a construção do moderno hospital da Unimed Litoral. Esperamos que o Mantélli cumpra a sua parte antes que alguém morra atropelado.

MUDANÇAS

Como as cobranças são pra cima do Mantélli, que quer ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições, também gostaríamos de saber em que pé estão as anunciadas mudanças, também na avenida do Estado. Ele confirmou que seria retirada a rótula que dá acesso à rua 10 e à Terceira avenida. E o ponto de ônibus seria trocado de lugar para permitir a reabertura da entrada da Terceira avenida. Estamos praticamente a um mês da abertura da temporada e nada foi feito.

VERIFICAÇÃO

Decreto do prefeito Periquito instituiu uma comissão de verificação da regularidade da constituição de despesas do exercício anterior. Vai investigar as verbas rescisórias dos conselheiros tutelares da comarca de Balneário Camboriú, pagamento do 13º salário, férias e um terço de férias.

SÃO OS MESMOS

O estranho nessa parada é que os contadores da prefeitura são os mesmos: Militino Testoni e Liliane Novaes, aquela que chora quando perguntam de onde vem o dinheiro para bancar a guarda municipal armada (e pronta pra atirar). E, de quebra, pelo menos um dos três membros indicados pelo prefeito-ave também é da gestão anterior. É como botar gambá tomando conta do galinheiro. Vai ser um estrago só…

ESPARGINDO

A prefeitura do Balneário vai contratar por um período de 12 meses uma empresa para espargimento e irrigação de ruas e jardins. Trocando em miúdos: é pra molhar estrada sem calçamento e os jardins da cidade. Até agora eu sempre vi veículos do setor de paisagismo fazendo esse serviço.

REENCONTRO

Surpreendeu-me quando tive a confirmação de que os irmãos José e Paulo Benvenutti voltaram a trocar afagos com o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) depois de mais de década em silêncio sepulcral. Léko (José), que já foi vereador pelo PMDB e candidato a prefeito pelo PT, pode estar tentando alçar voo em direção ao ninho tucano.

NÃO VAI

E o suplente de vereador Robertinho Souza Júnior mandou avisar que não vai para a oposição. Mas também ainda não foi indicado para nenhum cargo de confiança da administração periquita.

  •  

Deixe uma Resposta