• 03 dez 2009
  • Postado por Tiago

CONVÊNIO

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello (PT), festejou como se fosse uma grande vitória o aumento do repasse de recursos para o Hospital Santo Antônio. Esqueceu de lembrar para a comunidade que na realidade o valor ainda é inferior ao que existia quando assumiu a administração.

VALORES

Quando o petista pegou a boquinha, o Santo Antônio recebia mais de R$ 80 mil mensais. Sabino queria reduzir o repasse para pouco mais de R$ 14 mil. A comunidade se mobilizou e ele concordou em aumentar o valor para pouco mais de 40 mil.

SUCATEOU

A atitude do prefeito de Itapema botou o hospital local na falência. A maternidade foi fechada, profissionais da saúde abandonaram o trabalho e o povão teve que se virar procurando socorro em Balneário Camboriú ou Tijucas.

MÉDICOS

Agora vem o professor-prefeito querendo se intitular o salvador da pátria, quando na verdade foi ele mesmo o responsável pela péssima situação em que se encontra a saúde pública de Itapema. Anuncia também a contração de novos médicos. Está enganando o povo.

GOLPE

Sabino, na realidade, contratou uma cooperativa médica, que vai dispor de um profissional por dia para fazer uma triagem no Santo Antônio e mandar os doentes de Itapema para o Hospital Santa Inês, de Balneário Camboriú. Ele mente, portanto, quando diz que a cidade vai ter 50 médicos à disposição.

POSTINHOS

Essa triagem, que estará sendo paga para a tal cooperativa a peso de ouro, poderia ser feita diretamente pelos profissionais que atendem nos postos de saúde locais. E o dinheiro poderia ser repassado para o Santa Inês para atender com dignidade os pacientes de Itapema.

QUEBRANDO

Trocando em miúdos, os doentes de Itapema continuarão sendo atendidos no Balneário. A única diferença é que a prefeitura de Itapema vai pagar a conta para uma cooperativa, que é a mesma do Santa Inês, que, por seu turno, vai continuar cobrando para atender no Santa Inês. Eroni e a máfia de branco vão lucrar dobrado.

INTERVENÇÃO

A denúncia está formalizada. Cabe agora aos promotores da moralidade pública das duas cidades se pronunciarem sobre a situação.

ATENDERAM

Assim que a notinha saiu publicada, fiscais da prefeitura do Balneário foram até a construção irregular no final da Quarta avenida e mandaram demolir. Mas ainda falta uma boa parte para ir ao chão.

ARTICULADOR

Informaram-me que o Marcos Weisheimer não era mais o articulador político do prefeito junto a câmara e que iria apenas “articular” os projetos junto aos governos estadual e federal. As conversações na câmara ficariam sob a batuta do líder do prefeito Claudir Maciel. Na terça-feira, antes da reunião da câmara, encontrei o ex-vereador e ex-secretário de Administração circulando livremente no Legislativo.

APROVAÇÃO

Conversei com o advogado da terra do “Stanheger” e ele disse que continua mais forte do que nunca na função. “Não dá pra sair depois que tantos projetos de interesse da administração foram votados e aprovados”, disse.

COINCIDÊNCIA

Naquela mesma tarde, o Claudir Maciel estava viajando e só retornaria no início da noite. Como fazia uns dias que o Marcos não aparecia pelo Legislativo, imagina-se que ele tenha aproveitado a ausência do vereador Claudir para voltar a se impor como “articulador”.

DISCUSSÃO

E deu no que deu. À noite, durante a reunião dos senhores vereadores, a bronca ficou por conta da inclusão na pauta do projeto criando a Comissão Parlamentar de Investigação do Hospital Santa Inês. Claudir acusou a oposição de “golpe baixo”. O Tatá disse que nunca deu golpe em ninguém. O presidente Moacir Schmidt e o autor da proposta, Dão Koeddermann (PSDB), também entraram na discussão.

APROVADA

Gritaria à parte, a CPI foi aprovada por unanimidade. Os membros devem ser indicados nesta quinta-feira e a instalação deve acontecer o mais rapidamente possível. E eu continuo sugerindo: chamem para depor, por primeiro, o “Lapa”, que foi auditor do Santa Inês. Sabe tudo e um pouco mais das irregularidades da instituição.

ACORDO

Na entrevista coletiva publicada neste DIARINHO, o vereador Orlando Angioletti (DEM) deixou entender que o acordo com os demais partidos da oposição (PSDB e PP) termina neste final de ano. Depois vai seguir a sua linha de oposição segura.

SECRETÁRIO

Muita gente saiu falando que o Orlando está de olho na secretaria de Segurança Pública. Aliás, este foi o ponto de destaque da sua campanha. Particularmente não acredito, mas, se isso acontecer, Aldemar Pereira é quem assume no Legislativo. E, segundo comentam, Bola, o ex vice-prefeito e que conquistou 1.493 votos nas últimas eleições, não teria maiores problemas no relacionamento com a turma do Periquito.

PRESIDÊNCIA

E se Orlando roer a corda, como fica o acordo para a sucessão na presidência da câmara? Atualmente está certo que Moacir Schmidt (PSDB) fica no comando nos dois primeiros anos, Orlando assume no terceiro e José Carlos Hannibal (PP) no quarto. Outros candidatos já começaram a se mobilizar para a eleição interna que só vai acontecer no início de 2011.

CANDIDATOS

O Partido dos Trabalhadores de Balneário Camboriú não deve lançar candidato a deputado estadual. Mantém o acordo que foi feito na eleição municipal com o Fábio Flor (PP). Já em Camboriú, Lucien Anderson de Aguiar, ex-vereador, é pré-candidato do PT. Em Itapema, o professor Vieira sai candidato. Quer medir a popularidade e se habilitar como candidato à sucessão de Sabino Bussanello.

NOMEAÇÃO

O prefeito-ave acaba de assinar decreto nomeando Roberto Júnior de Souza como o representante da câmara Municipal no Conselho Municipal Antidrogas. O Robertinho nunca foi titular da cadeira e, enquanto suplente, estava vereador. Mais um equívoco cometido pela equipe periquita.

OUTRA

Na mesma portaria, o prefeito Edson Renato nomeia Nilson José Bittencourt Júnior como representante da Ordem do Advogados do Brasil. Ele é superintendente do Funservir e com certeza jamais vai encaminhar qualquer proposta que não seja aquela de interesse da prefeitura.

PARTICIPAÇÃO

Retti Jane Popelier, assim que assumir a subseção da OAB, deve pedir para mudar o titular dessa comissão. Afinal de contas, nem sempre os interesses da entidade são os mesmos interesses do poder executivo.

PARTICIPOU

Muita gente se surpreendeu com a participação do prefeito Edson Renato Dias no encontro da Amfri que tratou do plano de saneamento da região. Periquito não costuma estar presente nesses encontros.

SECRETÁRIO

Cimélio Marcos Pereira seria o nome mais cotado para assumir a secretaria Municipal de Turismo a partir do próximo ano. O danadinho, que é presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, tem andado muito simpático ultimamente, principalmente com a viadagem da imprensa.

PARABÉNS

Ao companheiro colunista J.C. pelo aniversário. No dia 12 a gente toma umas por conta da casa. E, atrasado, felicitações ao capitão PM Ronaldo, do setor de comunicação social do 12º Batalhão de Balneário Camboriú. A comemoração vai ser bem ao estilo nesta sexta…

  •  

Deixe uma Resposta