• 29 dez 2009
  • Postado por Tiago

CAIXAS

Consumidores aguardam com ansiedade a entrada em vigor do projeto do vereador Moacir Schmidt (PSDB), aprovado na Câmara, obrigando os hipermercados e supermercados de Balneário Camboriú a colocar à disposição dos clientes todos os caixas existentes abertos no horário de pico e na temporada de verão, para que o atendimento seja feito em tempo hábil, respeitando a dignidade do usuário.

NÃO QUERIAM

Alguns representantes de supermercados chegaram a procurar o presidente da Câmara para pedir a retirada do projeto. Queriam que cada qual colocasse os funcionários que entendessem ser suficiente para o atendimento. O tucano não abriu mão.

ENGANANDO

E nem poderia ser diferente. Quando uma empresa procura a cidade para se instalar, apresenta o projeto com vários caixas. É o caso do Big, por exemplo. Mas na hora de atender ao público, alguns caixas ficam fechados provocando filas e desconforto para o consumidor.

MULTA

Assim que a lei entrar em vigor, a multa inicial para as empresas infratoras será de 500 unidades fiscais do município, coisa próxima dos R$ 7,6 mil (cada UFM equivale a R$ 151,91). As penalidades sobem para mil UFM´s e 1,5 mil UFM´s em caso de reincidência, e poderá culminar até com a suspensão e até o cancelamento do alvará de funcionamento.

EMPACOTADORES

Outra boa novidade da lei aprovada é a exigência de um empacotador para cada caixa. Em muitos casos, o próprio caixa ou o cliente embalam os produtos. A lei é maravilhosa, mas esperamos que ela seja devidamente cumprida pelo órgão competente, no caso o Procon.

DECISÃO

Apesar do recesso, os quatro vereadores da situação estiveram reunidos no final da tarde desta segunda-feira. O principal assunto em pauta foi sobre pedir na Justiça a abertura imediata da CPI dos Créditos Tributários.

IMEDIATO

Se esse for realmente o caminho e a Justiça conceder liminar, os trabalhos da comissão devem começar imediatamente. Segundo o vereador Claudir Maciel (PPS) o presidente da Câmara teria que nomear por decreto os integrantes da nova CPI. Muitos acreditavam que mesmo saindo uma decisão favorável do Judiciário o funcionamento da tal CPI somente seria possível a partir do fim do recesso parlamentar, o que vai acontecer em 15 de fevereiro.

DEPOIMENTO

Tive acesso ao depoimento de Hildo Novaes perante o Ministério Público no dia 27 de outubro passado. Ele foi diretor geral e depois secretário da Fazenda de Balneário Camboriú. Ao promotor Rosan da Rocha ele lembrou de várias oportunidades em que ISS e IPTU foram discutidos.

RESPONSÁVEL

Hildo revelou que quem mandava e desmandava nestas negociações era José Jorge Amaral de Campos, que primeiro entrou como contratado e mais tarde montou uma empresa para prestar serviços junto com uma filha dentro da própria prefeitura.

HOTÉIS

Durante o depoimento, Hildo Novaes citou o nome de pelo menos duas grandes e importantes redes de hotéis da cidade. Em um dos casos ele teria ouvido a expressão: “você não sabe com quem está falando”.

CONTRADIÇÃO

O depoimento de Hildo, entretanto, vai de encontro ao feito por Jorge Campos em uma comissão da prefeitura que investigou a renúncia fiscal. Naquela comissão, Jorge falou que encaminhou os débitos que não foram inscritos na dívida ativa e o secretário não tomou nenhuma posição. Novaes disse ao promotor que até pode ter recebido os documentos, mas não se lembra. Se a CPI sair do papel vai mexer com muita gente grande.

IGUALDADE

O que se aguarda é que o Ministério Público dê o mesmo tratamento para as questões relativas a CPI do Santa Inês e as denúncias de irregularidades que já começam a pipocar. Afinal de contas foi o próprio MP quem entrou no páreo e exigiu a presença da prefeitura para o hospital não fechar as portas para o atendimento pelo Sitema Único de Saúde.

NOVO HOSPITAL

O primeiro ano da atual administração está chegando ao final e nenhum sinal positivo para o funcionamento do Hospital Municipal Ruth Cardoso. Ali também seria interessante a intervenção do MP já que existe dinheiro público e equipamentos que foram adquiridos, estão perdendo o prazo de validade e não chegaram a funcionar.

CONQUISTA

De 10 a 30 de janeiro o caminhão do SESC vai estar atendendo na Praça da Bíblia (Avenida da Lagoa). É a primeira vez que isso acontece na alta temporada. Ficará à disposição de turistas e da comunidade com diversos programas voltados pra área de saúde. O convênio acaba de ser firmado entre o Serviço Social do Comercial e a Secretaria da Inclusão Social, com a intervenção positiva da CDL e Sincomércio. O atendimento vai ser das 9 às 20 horas.

PAPO

Conversei demoradamente com o Ademar Schneider, diretor geral de Turismo, enquanto saboreava umas brahmas na lanchonete da Dona Maria, ali no Camelódromo da rua 1400. Falou do trabalho desenvolvido na secretaria e lamentou que a burocracia acaba atrapalhando muitos projetos importantes na área.

REVEILLON

Foi o caso dos shows marcados pra a virada do ano. Quando foi dado o sinal positivo para as contratações faltou tempo hábil para as licitações e tudo mais. E agora ele a equipe estão correndo contra o tempo para organizar o Carnaval 2010.

FESTA DA VIRADA

É grande a expectativa para o reveillon do Balneário. Técnicos da secretaria de Turismo acreditam que mais de 100 ônibus deverão entrar diariamente na cidade até a quinta-feira. O estado de São Paulo continua sendo a origem da maioria dos visitantes que chegam à cidade.

PESQUISAS

A partir do primeiro dia do próximo ano as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas as eleições ou candidatos ficam obrigadas a registra-las na Justiça Eleitoral. Também fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

CALMARIA

Com raríssimas exceções, políticos deram um tempo nestas festas de final de ano. Mas não fiquem pensando que é tudo calmaria. É que o clima é propício para reuniões familiares e com amigos e assessores mais chegados. O negócio é recarregar as baterias para iniciar o ano novo com tudo.

AGRADECIMENTO

A todos, políticos ou não, que enviaram cartões, e´mails e mensagens pelo celular de felicitações de Natal e amplas realizações no próximo ano. Claro que para uma boa parte delas não vou dar crédito, já que são “amigos” não tão chegados assim. Ou será que a data do nascimento de Jesus Cristo renova as mentes? E depois do advento do celular, as mensagens se multiplicam as centenas e nem sempre o remetente sabe qual é o destinatário.

CANDIDATOS

E afinal de contas quantos serão os candidatos de Balneário Camboriú a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa? Pelos meus cálculos preliminares, o número já se aproxima de uma dezena.

  •  

Deixe uma Resposta