• 05 jan 2010
  • Postado por Tiago

FÉRIAS

Prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), de Penha, entrou em férias por 12 dias. Vai cuidar de compromissos particulares. Em seu lugar assumiu o vice, Mário Guarcy de Souza (DEM).

CAMBORIÚ

A prefeita Luzia Coppi Mathias também está de férias. Desde o dia 30 quem manda no município é o vice Milton Antônio.

LIXO

A tucana se mandou e deixou a maior parte do município sem a coleta do lixo desde a véspera de Natal. Como diz o dito popular “quando o gato sai a ratalhada toma conta”. E foi isso o que aconteceu. Quem procurou uma justificativa para o problema encontrou a prefeitura da Cidade da Pedra com as portas fechadas.

NOVA

Servidores de Camboriú somente retornaram nesta segunda-feira ao trabalho. O que foi confirmado era que pagador de impostos da cidade já sabia: a partir deste ano de 2010 vai ter que pagar a taxa de coleta mensalmente, na fatura de água. Até então era anual, no carnê do IPTU. A empresa que fazia a coleta até o ano passado se mandou e uma nova está começando a atividade.

ACUMULANDO

Aqui pelas bandas do Balneário a “Corneville” também continua deixando a desejar. Não se prepara para atender a demanda da temporada. Pior para quem tem propriedade na praia, que paga pela coleta o ano todo, na fatura de luz, e tem que sofrer as consequências quando vem para um período de descanso.

REFÉM

Pior ainda é que estamos reféns da empresa, que é responsável pelo lixão da Canhanduba. Dificilmente o contrato vai ser rompido, e se nada for feito vamos continuar sofrendo com o mesmo problema.

SAÍDA

Quando as administrações de Camboriú e do Balneário entenderem que precisam trabalhar conjuntamente (os problemas são comuns), talvez a coisa comece a melhorar. Todos sabemos que o Balneário tem uma dívida com o município-mãe. Mas é preciso que o lado de lá também reconheça o que está sendo feito.

ÁGUA

A água que graças ao bom Deus continua abundando no Balneário é captada em Camboriú. A cidade da tucana Luzia fornece o produto poluído e recebe de volta o precioso líquido pronto para o consumo. Existem, entretanto, pendências financeiras deste tratamento que não são quitadas desde o tempo do Edinho Galo.

PRODUTORES

Mesmo assim, pensando no futuro, a Emasa daqui paga para os produtores rurais de lá manterem ou reflorestarem as áreas próximas ao rio Camboriú. Não custaria, em contrapartida, que o vizinho município, que tem uma área territorial superior à do Balneário, cedesse um local para que conjuntamente fosse feito um aterro sanitário, dentro das regras ambientalistas vigentes.

MANUTENÇÃO

Pelo muito que cobra pela coleta do lixo, seria fácil o Balneário recompensar o espaço conquistado com o tratamento do que é produzido em Camboriú.

IMPROVISANDO

Para minimizar os efeitos danosos da coleta da “Corneville”, a secretaria de Turismo pretende colocar cerca de 30 contêineres com tampas ao longo da orla da praia Central. E quer também chamar os donos dos quiosques à responsabilidade. É que a maior concentração de lixo está próxima a esses espaços que são concessões públicas. “Eles devem ter a responsabilidade de cuidar dos seus próprios quintais”, disse o secretário de Turismo, Cláudio Dalvesco.

SAIU

Mariano Palmioli não é mais o diretor do Departamento de Marketing e Projetos Turísticos de Balneário Camboriú. A exoneração foi publicada no último dia do ano passado. O “gringo” cumpriu o seu papel na divulgação da cidade no Mercosul e agora volta à iniciativa privada.

PREPARANDO

Passada a virada do ano, a secretaria de Turismo do Balneário concentra esforços nos preparativos para o Carnaval 2010. Rascunho do projeto já está nas mãos do prefeito Edson Periquito.

SHOWS

O palco da praça Almirante Tamandaré está sendo desmontado. Quem quiser assistir a algum show deverá buscar a alternativa na praça da Bíblia (avenida da Lagoa).

ERRARAM

Bonita a festa de inauguração de parte do binário (avenida Martin Luther). Falharam, entretanto, quando afirmaram que essa era a única obra que mexe no sistema viário desde 1975. Certamente temos que dar méritos ao então prefeito Gilberto Américo Meirinho que, tivesse continuado no poder por mais algum tempo, teria implementado profundas alterações naquela época e que hoje nos fazem falta.

FIZERAM

Não podemos esquecer, entretanto, que de lá pra cá foi aberta a Beira-rio, a complementação da Terceira avenida, a Quinta avenida ligando com a avenida Santa Catarina (na divisa com Camboriú) e com a Via Gastronômica (rua Dom Afonso), a Sexta avenida, e muitas outras ruas em vários bairros, inclusive o Ariribá, que não existia.

NÍVER

Valter Álvaro Rodrigues, o Valtinho, trocou de idade no último dia 2. Estava duplamente feliz: o assessor político do PSDB completava nada mais, nada menos que 45 anos.

FEVEREIRO

Qualquer definição sobre nomes que concorrerão nas eleições deste ano pelo lado tucano só deve sair em fevereiro, quando está agendada uma importante reunião no ninho dos bicudos. Até lá tudo é manobra política.

JOGADA

Por conta disso, tentaram implantar na imprensa alguns nomes que poderiam sair candidatos. Mais que rapidamente algumas notas oficiais foram veiculadas desmentido a possibilidade.

DEFESA

Advogado Gastão da Rosa Filho deve entregar na quinta-feira (7) no Tribunal de Justiça a defesa do vice-governador Leonel Pavan. O tucano foi denunciado por corrupção pelo Ministério Público Estadual.

TRABALHANDO

Passadas as festas do final de ano, Pavan retornou ao trabalho com carga total. Mais feliz ainda porque recebeu telefonema do governador LHS confirmando os acordos políticos da tríplice aliança.

ESTACIONAMENTOS

É uma ladroagem o que estão cobrando nos estacionamentos particulares do Balneário. Os preços variam de acordo com a cara do freguês. Hora do MP dar o arzinho de sua graça e chamar esses exploradores para uma conversa ao pé do ouvido.

  •  

Deixe uma Resposta