• Postado por Tiago

BOQUINHA

O DEM quer ir para a administração Periquita e aumentar o leque de seus filiados no emprego público. Mas não quer perder as tetas que já possui na vaca administrativa. Neste sentido o todo poderoso Carlos Humberto Silva, o principal membro da “base” do partido, foi trocar umas ideias com o presidente da Câmara, Moacir Schmidt (PSDB).

MUDANÇAS

Schmidt pretende retomar alguns cargos comissionados que foram dados para o DEM no acordo para a eleição da atual mesa diretora da Câmara e repassa-los aos verdadeiros aliados. Com a formação do bloco do Orlando com o Hannibal, o acordo está sendo considerado extinto.

CONCURSO

Aliás, o tucano de bombacha pretende fazer algo até então inédito na história de quase 45 anos do Legislativo do Balneário: concurso público para preencher os cargos existentes. “A tribo terá agora mais índios”, como escreveu o companheiro Bola Teixeira.

EFETIVOS

O número de comissionados da Câmara supera de longe o de efetivos. E a Câmara, que já teve poucos mais de 10 funcionários para 17 vereadores, hoje tem uns 40 para 10 vereadores.

EFETIVOS

Somente os que foram contratados antes da Constituição de 1988 foram efetivados nos cargos e destes uma boa parte já se aposentou. Os demais são concursados.

QUEM MANDA

Quando todo mundo é comissionado, fica difícil saber quem manda em quem. Até o controlador geral (função criada neste ano) acaba dando uma de “fiscal de quarteirão” pra saber se todo mundo está em seu devido lugar de trabalho. Outros sequer aparecem para o trampo.

Neste caso a situação fica quase igual a de Cuba do ditador Fulgencio Batista. Só existiam oficiais e sub-oficiais e faltavam soldados para ir à luta. Perdeu de goleada para os companheiros Fidel e Guevara.

HISTÓRICO

Caso efetive o concurso, Moacir Schmidt vai passar para a história do Legislativo como o presidente que botou ordem na casa. O mesmo pode acontecer com a TV Câmara, que vai ser totalmente pública, inclusive com equipamentos próprios.

HOMENAGEM

Também é mais do que justa a homenagem que o presidente da Câmara pretende fazer dando o nome de Fotógrafo João Arnaldo Sansão à Sala de Imprensa. Natural de Gaspar e criado nas ruas do Balneário, Sansão progrediu, teve uma das mais importantes lojas do ramo fotográfico na década de 80 na avenida Central. Foi também fotógrafo oficial da prefeitura. Como bom pescador tinha as suas tiradas históricas. Era um grande amigo cujas lembranças sempre continuarão vivas.

AGÊNCIAS

Toda a nossa região é dotada de excelentes agências, tanto no atendimento aos clientes quando dos órgãos de imprensa. Umas poucas são, com méritos, merecedoras de premiação. Outras, entretanto, acabam percorrendo o rumo inverso, inclusive cobrando dos clientes e não repassando os valores devidos para quem faz a divulgação contratada.

EM VOTAÇÃO

Está na pauta de votação da reunião desta terça na Câmara do Balneário o projeto que autoriza a ocupação dos passeios com os deques de madeira. A proposta na realidade disciplina a ocupação dos passeios obedecendo padrões previamente definidos.

CONSTRUÍDOS

O projeto foi concebido a partir de reuniões do vereador Claudir Maciel (PPS), que era o secretário de Planejamento, com os legítimos interessados. A ideia foi acatada por todos, os deques construídos e efetivamente disciplinada a questão.

GOSTARAM

Já tive o prazer de degustar uns chopinhos nesses locais. Com quem conversei a opinião foi unânime: “agora sobrou espaço para os transeuntes sem deixar o charme de quem gosta de ficar curtindo as nossas ruas”. Vi, inclusive, alguns vereadores que em um primeiro momento eram contra a proposição, confortavelmente sentados nos deques, esbanjando charme para a torcida.

CONCORRÊNCIA

Emissoras comerciais da Costa Esmeralda e de regiões próximas estão revoltadas com a atuação de uma emissora educativa de Porto Belo. Está atacando como se fosse uma emissora comercial e o Ministério das Comunicações deve ser acionado.

PERIQUITO

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, diz o ditado. E aí a assessoria de imprensa da prefeitura do Balneário, que sempre escreveu “Piriquito”, acabou tascando “Periquito”, como nós costumamos dizer por aqui, em um release que saiu no sábado. Viram o erro e corrigiram ontem.

POPULAR

Tudo na tentativa de tornar o prefeito-ave mais popular. “Balneário está bombando neste verão”, dizia a manchete atribuindo a citação a Periquito.

REUNIÃO

Especulações à parte, a reunião da tucanada com o vice-governador na residência oficial de Florianópolis foi para tratar das eventuais candidaturas à Assembleia e à Câmara. A questão de Pavan assumir como governador é uma decisão direta entre ele e LHS e pode sair nos próximos dias.

INFORMATIZADOS

Em matéria de divulgação das suas informações via internet, o PSDB dá um verdadeiro show de bola. Está acompanhando tecnologia para deixar seus filiados e imprensa sempre atualizados. Valeu, Ílder.

SITE

Com o seu retorno à Assembleia, o deputado Dado Cherem também encomendou uma reestruturação da sua página na internet. Um assessor promete novidades.

PRAZO

O advogado de Gilberto Grabowski pediu uma nova data para o depoimento do seu cliente. O empreiteiro de Ibirama (a Cidade dos Belos Panoramas) iria falar na CPI do Santa Inês sobre a obra de recuperação e contenção do morro que caiu no ano passado. O valor faturado pode ter sido maior do que o pago pelo serviço prestado. A falação estava marcada para quarta-feira (10).

DEPOIMENTO

E ontem quem prestou depoimento na tal Comissão Parlamentar Especial foi o psicólogo Hélio Levino da Silva. Como sempre a reunião foi secreta, mas ele falou como recebeu a instituição e como passou a bola pra frente.

CRONOGRAMA

Foi divulgado o novo cronograma de depoimentos na CPI do Santa. Na tarde de hoje fala Raquel Souza Garcia, que foi contadora do Fundo Municipal de Saúde; Eroni Forest, o atual manda chuva do Santa Inês e da Cooperativa dos Médicos que invadiu a instituição, presta esclarecimentos no dia 23 (só depois do Carnaval e já na Quaresma – não pode cometer pecado); Augusto Benaci (quem é a figura?) abre a boca no dia 24; e, Gilberto Gabrowski no dia 1º de março.

PARABÉNS

Adorei a etapa catarinense do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, disputada no Balneário. A cidade precisa atrair cada vez mais eventos desta natureza, parodiando o prefeito-ave “bombar prá valer”.

  •  

Deixe uma Resposta