• 27 out 2009
  • Postado por Tiago

CONVERSA

Foi mais de três horas o tempo em que estive no gabinete do prefeito Edson Periquito na quinta-feira passada. Foi um bom papo. Ele, mostrando fotos, mapas, documentos e apontando realizações. E este modesto “escrivinhador” ouvindo e questionando.

DEMORA

O prefeito-ave afirmando que nada está parado, como querem dizer pregoeiros da desgraça. E lembrou que a Quinta avenida vai ser inaugurada com mudanças na galeria de águas pluviais que vai desde o Lar dos Vicentinos até a Gamboa Grande (bairro Jardim Iate Clube). Está demorando, mas vai ser show de bola e eliminará problemas de alagamentos na região.

QUINTA AVENIDA

Aliás, este é só mais um capítulo da longa novela, que pelo visto só perderá para o Hospital Municipal Ruth Cardoso. Acho que, pelo andar da carruagem, está difícil de imaginar o final da obra de reurbanização até o mês de dezembro, conforme o anunciado. Deixaram chegar a este ponto, justamente pela falta de vontade, a mesma coisa que falta para abrir o hospital.

BINÁRIO

A primeira parte do Binário, entre a avenida do Estado e a rua Jamaica, vai ser entregue até o final do ano. Algumas mudanças vão ser implementadas para possibilitar um aproveitamento melhor. O restante vai ser mais difícil (entre a rua Jamaica e o bairro Ariribá) e envolve a desapropriação de cerca de 200 imóveis com a média de R$ 150 mil cada um. Grana que a prefeitura não tem e vai buscar com o chamado solo criado, em que os tubarões da construção civil vão ter que pagar pelos excessos cometidos.

CONCLUSÃO

A outra parte, entre a avenida do Estado e o bairro dos Estados, vai depender de mudança no projeto. Da forma como está, confidenciou o prefeito, vai comprometer o reservatório de água que existe próximo e que abastece grande parte da cidade.

BANHEIROS

Para a temporada o prefeito pretende reformar a iluminação da praia central. A noite vai virar dia para quem estiver na praia. E implementar a construção de banheiros públicos. Em cada grupo de dois quiosques, um será transformado em banheiro público (feminino, masculino e para deficientes) e com chuveiros.

TEMPO

Agora é esperar para ver se Edson Periquito vai ter tempo suficiente para implementar as obras que pretende. Acredita-se que em menos de um mês deve sair a decisão da Justiça Eleitoral sobre o processo de cassação do seu diploma naquele processo que envolve os R$ 200 mil depositados em sua conta de campanha.

SÓ COM MUDANÇA

Aliás, acreditar na conclusão da obra do teatro municipal só se a justiça determinar a cassação do diploma de Periquito e Dalvesco. Parece birra, mas se depender do atual governo o teatro não será inaugurado. Será reflexo ainda do jogo de braço entre o ex-prefeito Spernau e o promotor Rosan da Rocha? Quem paga é o povo, que fica sem arte, sem cultura e diversão.

SAIU

Nilson Probst é o primeiro exonerado na mudança que o prefeito Edson Periquito faz nesta semana. Retorna à Câmara de Vereadores. Robertinho Souza Júnior, o suplente trapalhão, vai ser acomodado em outra função no executivo.

FELIZ

Encontrei e conversei com o Nilson. Senti que ele estava mais aliviado do fardo que estava carregando. Afinal de contas, teve que trabalhar muito para conceber o projeto da Guarda Municipal (armada e pronta para atirar). Na Câmara, como legislador, vai poder defender a proposta com mais frequência.

TIMÃO

Conversei com o prefeito Edson Renato sobre as mudanças no seu primeiro escalão. Ele se comparou a um treinador. “Às vezes é preciso mudar algumas posições para o time reagir”, disse. Na linha de frente (e também na defesa), o seu sonho é ter Nilson, Maraschin, Claudir e Marquinhos.

DEFESA

Com este grupo, o prefeito-ave acredita que vai evitar o que acontece hoje com Robertinho Souza, Christina e Asenil, mais perdidos do que “cegos em tiroteio”. Christina não sabia ser situação, Robertinho bem que tentou, mas só complicou e Asenil ainda não se encontrou. Marquinho é o único da situação que mostra eloquência e competência.

CARIDOSO

Vem o leitor com a sugestão de nomear o hospital de Ruth “Caridoso”. E tascou a lenha: “os três candidatos a prefeito de Balneário Camboriú, quando ainda em campanha,  sabiam em que pé estava o hospital e quais os probleminhas que teriam que enfrentar. Não podem alegar que ignoravam a situação e, uma vez eleito, o novo prefeito teria que assumir o encargo”.

MAIS LEITOR

“Li a materia do DIARINHO em que nossa querida vereadora Cristina Pink Barrichello prega uma espécie de autorização para conduzir bicicleta. Bom, amigo, tudo o que se crie como lei de trânsito, tem que estar amparado no Código respectivo, ou seja, através de uma resolução. Caso contrário, se torna sem efeito, uma vez que o município não pode criar leis de trânsito; outra que seria mais uma lei pra cair no esquecimento como a lei seca, que só fez efeito no começo. Abraços, Geraldo”.

RECORDE

Vinte projetos de lei estão incluídos na pauta de votação da sessão da Câmara do Balneário desta terça-feira. O da GM (armada e pronta para atirar) não está incluído.

DIVERGÊNCIA

Notei que existem comandantes da Polícia Militar que não engolem essa história de guarda municipal. Vai haver choque de interesses. Do tenente-coronel Koglin vem um exemplo: “se a ocorrência envolver alguém no bairro dos Estados, até a guarda chegar os suspeitos já teriam cruzado a linha divisória com o município de Camboriú e lá a GM daqui não pode atuar. Só a PM poderá agir”.

BAIXOU

Quem acompanhou de perto a visita do prefeito Edson Periquito, na semana passada, ao bairro da Barra, constatou que caiu bastante a popularidade do chefe do executivo. Parte do povo manifestou desaprovação aos primeiros 300 dias de governo.

PORÃO

Um fato que está engasgado na garganta de muito cidadão da Barra diz respeito ao anunciado Pronto Atendimento de Saúde 24 Horas. A unidade de saúde será instalada no porão da empresa de barcos Sónáutica, localizada na esquina da avenida da Saudade com a Marginal. E os mais inteligentes sabem que aquele não é o local apropriado para o projeto que a administração municipal vem anunciando.

OLHA SÓ!!

O deputado sargento Soares, crítico mordaz do governo Luiz Henrique da Silveira, surpreendeu a todos na Assembleia Legislativa, na última semana, ao elogiar o trabalho de secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, frente àquela importante pasta. Uma boa notícia para a região, que tem na pessoa do tucano uma excelente representatividade. Cherem foi homenageado também na sexta-feira, pelo Dia do Dentista e pela implantação de mais de 30 centros de Especialidades Odontológicas no Estado.

NA PRÓXIMA

Fica para a próxima coluna a análise sobre as mudanças administrativas do prefeito Edson Renato Dias. Até o fechamento desta (16 horas), o prefeito não atendia o telefone e, segundo assessores, continuava reunido à portas fechadas com secretários, vereadores, futuros secretários, futuros vereadores…

  •  

Deixe uma Resposta